SóProvas


ID
5077618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não podemos concluir que, porque uma montanha parece tomar diferentes formas de acordo com os diversos ângulos de visão, não tem objetivamente ou nenhuma forma em absoluto ou uma infinidade de formas. Não podemos concluir que, porque a interpretação desempenha um papel necessário no estabelecimento dos fatos da história e porque nenhuma interpretação é completamente objetiva, qualquer interpretação é tão boa quanto outra e que os fatos da história não são, em princípio, responsáveis pela interpretação objetiva.

E. H. Carr. O que é história? 7.ª reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 62.

Considerando o texto do historiador Edward H. Carr, que usa a metáfora da montanha para rebater críticas e estabelecer alguns pontos teóricos sobre o ofício do historiador, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

    A) A história deve ser tratada com fundamentos voltados à alteridade, o que não está relacionados á subjetividade individual;

    B) As fontes históricas devem ser questionadas, pois é um dos princípios do conhecimento científico;

    C) Existem fatos históricos, tendo como exemplo evidente: as guerras mundiais que realmente ocorreram;

    D) A história-problema defende a interpretação argumentativa, rejeitando opiniões desprovidas de base documental.

    E) As fontes que apresentam subjetividade, ou seja, representam determinadas inclinações na forma de representação de dado fato ou acontecimento interferem na descrição dos acontecimentos. Ex.: os 300 espartanos VS 30.000 soldados do império Persa.

  • História, por não ser uma ciência exata como as ciências da natureza e possibilitar interpretações de um processo histórico a partir de diferentes ângulos, é em muito questionada enquanto ciência. Há aqueles que a entendem como um conjunto de opiniões com pouco ou nenhum embasamento teórico ou analítico. Outros Defendem que não existe um fato histórico enquanto tal. O trecho transcrito, do historiador inglês E.H. Carr, explicita alguns pontos do trabalho do historiador e busca contestar a ideia de que não há objetividade alguma em seu trabalho. 

    Entre as alternativas há aquela que mostra uma afirmativa correta acerca do trabalho com História: 
    A) INCORRETA- A subjetividade do historiador que é um sujeito de uma história, interfere em sua interpretação. No entanto, não deve ser determinante. 
    B) INCORRETA- Cabe ao historiador dialogar com as fontes , até mesmo questionar sua veracidade 
    C) INCORRETA- Há vários pontos de vista acerca de um dado fato histórico. 
    D) CORRETA – O trabalho do historiador não se baseia em “opiniões" mas em análise de documentos a partir da problematização de um dado processo histórico. 
    E) INCORRETA- Sempre existe alguma subjetividade no trabalho do historiador pois ele é historicamente determinado. Ele sofre a influência de seu tempo e de sua história, embora isto não seja o “ fio condutor" da pesquisa e sim as fontes. 
    Gabarito da professora: Letra D
  • Mano, vai na eliminação

  • Rapaz, o cabra faz um texto desse é gênio, se sou eu que escrevo isso sou um louco kkkkkk

  • História=DOCUMENTO

    estória=mentira

    história=conto

    ≠º