-
Responda-me no Direct, por favor!
A questão se refere a sub-região do agreste nordestino?
-
Você deve ter pensado... agricultura de irrigação no semiárido ? A resposta é sim.
Especificamente para o semiárido brasileiro, a irrigação consiste numa prática auspiciosa para o desenvolvimento agrícola e para a produção de alimentos. ... Essa atuação federal no combate à seca, de certa forma, consiste no marco da agricultura irrigada no semiárido.
-
GAB LETRA C
-
Já morei em Petrolina-PE e até o jardim da minha casa tinha irrigação kkkkk
-
Agricultura de sequeiro é uma técnica agrícola para cultivar terrenos onde a pluviosidade é diminuta. A expressão sequeiro deriva da palavra "seco" e refere-se a uma plantação em solo firme (o contrário de brejeiro, ou de brejo, como é comum nos países asiáticos e em Santa Catarina, no Sul do Brasil).
-
Prescinde = não precisa
imprescinde = precisa
Sempre que essas palavras aparecerem, já circulem logo, pois a cespe adora confundir os candidatos com o uso delas (quem lê rápido, em vez de ler "prescinde", lê "precisa" e erra o comando).
Em relação a alternativa B, lembrem-se das iniciativas da CODEVASF com ações pra ajudar a irrigação + produção agrícola, bem como o escoamento dessa produção. Por isso a letra B está errada.
-
Só quem é nordestino ou vive no nordeste vai conseguir acertar sem ter tantas dúvidas kkkkk
-
A agricultura de sequeiro, que ocupa mais de 90% da área agrícola do país, poderia ser mais produtiva, não fosse o déficit hídrico anual de 37%. Essa modalidade de plantio, que depende totalmente das chuvas e da água armazenada no solo, foi analisada pelo IBGE e pela Agência Nacional de Águas (@anagovbr) no levantamento Uso da Água na Agricultura de Sequeiro no Brasil (2013-2017).
FONTE: IBGE
-
a) Com a ajuda da tecnologia, a agropecuária tem se diversificado no semiárido brasileiro nos últimos anos. ITEM INCORRETO.
b) Essa sub-região nordestina PRECISA de investimentos estatais na atualidade. ITEM INCORRETO.
c) ITEM CORRETO.
d) A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano. ITEM INCORRETO.
e) O clima semiárido se inclui entre os subtipos dos climas subtropicais. ITEM INCORRETO.
Resposta: C
-
O estudo do clima necessita da observação de amplos aspectos, notadamente os fatores climáticos, para que seja possível a compreensão dos processos que formam os diferentes tipos climáticos e produzir um entendimento mais adequado que a simples memorização de siglas e termos sem precisa conexão entre si. O texto associado destaca características relevantes do semiárido nordestino e o enunciado busca a alternativa correta sobre a região.
A) A economia local é historicamente baseada no aproveitamento de atividades primárias.
B) A atualidade é de redução do fluxo de investimentos públicos que foram aplicados na região desde o início da década passada e os investimentos privados nunca chegaram nem perto de serem suficientes para o adequado desenvolvimento da região.
C) Este quadro geral de duas realidades econômicas tão diferentes ocorrendo lado a lado demonstra claramente as dificuldades locais em democratizar o desenvolvimento a partir da diferença de investimentos entre ambas as atividades.
D) A Caatinga é rica em espécies de fauna e flora adaptadas as condições locais de baixa umidade.
E) Juntamente com os tipos equatorial, tropical, subtropical, tropical atlântico e tropical de altitude o semiárido compõe os tipos climáticos brasileiros.
Gabarito do Professor: Letra C.