-
FHC
nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais.
Companhia Siderúrgica Nacional, produção de aço,
a Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale,
e criou a Petrobras, importante produtora de energia.
sistematização da Consolidação das Leis Trabalhistas
-
Logo no início de seu governo, Juscelino Kubitschek apresentou à nação o seu projeto para o desenvolvimento econômico do Brasil: o Plano de Metas. Esse programa econômico do governo JK estipulou 31 metas para a promoção do desenvolvimento econômico e da industrialização do Brasil. O Plano de Metas tinha como prioridade o investimento nas áreas de energia, transporte, indústria pesada e alimentação.
Dentro do Plano de Metas, uma série de ações foi realizada pelo governo JK
O governo de Juscelino Kubitschek estendeu-se de 1956 a 1961 e teve como grande marca o desenvolvimentismo. Kubitschek investiu maciçamente no desenvolvimento de estradas, no crescimento industrial, sobretudo da indústria pesada, e foi o responsável pelo ambicioso projeto da construção de Brasília como nova capital do Brasil.
gabarito letra-B.
-
Leia o enunciado ele diz "infraestrutura necessária para instalação de industrias" esse foi Vargas... JK implantou mas Vargas já havia começado.
-
Gabarito: Letra (E)
#Um pouco sobre o Governo JK
Juscelino Kubitschek teve de enfrentar uma crise política que quase impossibilitou sua posse, e os grandes marcos de seu governo foram os investimentos pesados na industrialização do país e a construção de Brasília. O projeto político implantado por JK em seu governo ficou conhecido como “desenvolvimentismo”.
[...]
_______
Fonte: EscolaKids.
-
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do presidente brasileiro que foi responsável pela infraestrutura necessária para a instalação de indústrias no país:
foi no governo de Vargas ,pois em seu governo, ele investiu em industrias de base, ou seja, através dessas indústrias de base possibilitou que surgissem novas indústrias.
o que é indústria de base? Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima.
bom, espero ter te ajudado. bons estudos!
OBS: o governo de JK só deu continuidade o que Vargas já tinha feito.
-
GAB E
GETÚLIO VARGAS
Hoje farei uma live no meu instagram sobre dicas de estudos, contando minha trajetória até a aprovação, falarei sobre dicas motivacionais e sobre o militarismo, quem tiver interesse em assistir, só seguir meu insta: gustavoluigi0
-
Resposta: Getúlio Vargas
Fatores como: Primeira guerra mundial e a Quebra da bolsa de nova Iorque foram de fundamental importância para a Industrialização Brasileira. O café, que era o produto mais rentável do mercado brasileiro, estava começando a perder valor. Em virtude disso, Os Barões do café perceberam que o Brasil tinha uma dependência muito grande de produtos industrializados, sendo assim, eles começaram a investir em produtos não duráveis com; alimentos, sapatos etc... Getúlio Vargas implementou a Indústria de Base...
-
A questão acima tem como tema o processo inicial de industrialização aqui no Brasil, em que o candidato precisa apontar o presidente que foi responsável pela implantação de infraestrutura necessária para a instalação de indústrias no país.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como ocorreu o processo de Industrialização no Brasil e quais foram as características dessa implantação no Brasil.
Primeiramente, é importante destacar que a industrialização aqui no Brasil se deu de maneira tardia e atrasada. Em meio a essa processo, o desenvolvimento industrial brasileiro teve quatro fases:
1ª fase - no período colonial, quando a implantação de indústrias era proibida pela Coroa Portuguesa;
2ªfase (1808 - 1930) - que foi a fase que surgiu as primeiras indústrias de itens básicos durante o primeiro e o segundo Reinado, em que a produção de Café era o grande motor da economia.
3ª fase (1930-1956) - nessa fase foi quando o Brasil começou a implantar indústrias de base, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Nessa fase, o Estado brasileiro passou a investir e abrir empresas públicas. Com isso, toda uma infraestrutura foi montada para a implantação de indústrias pesadas de base, que transformavam a matéria-prima em bens de grande porte. Nesse período foram criados a Companhia Siderúrgica Nacional (1941), Companhia do Vale do Rio Doce (1942) e a Fábrica Nacional de Motores (1942).
4ª fase (1956 - até os dias de hoje) - esse período se inicia a partir do governo de Juscelino Kubitscheck com o incentivo para a chegada de indústrias de automóveis, além da abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro e a globalização, expandindo e diversificando o processo industrial no Brasil.
Na pergunta elaborada pela banca, é questionado qual presidente que implantou infraestrutura necessária para o processo de industrialização aqui no Brasil.
Conforme já explicado, a terceira fase da industrialização no Brasil, orquestrada por Getúlio Vargas, foi a fase de implantação de indústrias pesadas de base que operaram para promover a política de substituição de importações, contribuindo para a oferta de matérias-primas que possibilitaram a chegada de várias indústrias brasileiras nos anos seguintes.
Portanto, foram essas indústrias de base implementadas por Vargas que serviram como sustentação para a quarta fase da industrialização no país, que foi marcada pela chegada de indústrias automobilísticas e pela abertura da economia para o capital estrangeiro, que foi promovido inicial por JK, e depois intensificado pelos governos da ditadura militar.
Sendo assim, o presidente que trouxe as infraestruturas necessárias para chegada das indústrias foi Getúlio Vargas, que marcou a terceira fase da industrialização brasileira.
Gabarito do Professor: LETRA E.
-
"Saio da vida para entrar na história."
Vargas, Getúlio.