SóProvas


ID
5077756
Banca
Alternative Concursos
Órgão
Prefeitura de Esperança do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em escala local ou regional, a área polarizada por uma cidade é sua área de influência, que pode ser maior ou menor conforme seu poder de atração. De modo geral, uma cidade exerce influência sobre outras cidades menores e suas áreas rurais. Em 2007, o IBGE (O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu uma nova dinâmica da rede urbana brasileira. Nela, quantas grandes redes que abrangem municípios de estados diferentes são encontradas:

Alternativas
Comentários
  • "Existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados."

    https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/13558-asi-ibge-mostra-a-nova-dinamica-da-rede-urbana-brasileira

  • Os 12 principais centros urbanos do País, com grande porte, fortes relacionamentos entre si e, em geral, extensa área de influência direta. Têm três subníveis:

    a. Grande metrópole nacional – São Paulo, o maior conjunto urbano do País, com 19,5 milhões de habitantes, em 2007, e no primeiro nível da gestão territorial;

    b. Metrópole nacional – Rio de Janeiro e Brasília, com população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007, respectivamente, também estão no primeiro nível da gestão territorial. Juntamente com São Paulo, constituem foco para centros localizados em todo o País;

    c. Metrópole – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre, com população variando de 1,6 (Manaus) a 5,1 milhões (Belo Horizonte), constituem o segundo nível da gestão territorial.

    Obs: Note-se que Manaus e Goiânia, embora estejam no terceiro nível da gestão territorial, têm porte e projeção nacional que lhes garantem a inclusão neste conjunto.

  • Questão sobre dados REGIC 2007, já desatualizados. Acredito ser mais importante saber que agora são 15

  • A hierarquia urbana pode ser identificada tanto em território nacional quanto em escala global onde cidades de maior influência são capazes de centralizar e definir processos que ocorrem em outras áreas. Este tema deve ser estudado com atenção em Geografia Urbana e complementado com conhecimentos do noticiário local e global.  Sobre as redes que abrangem diferentes municípios buscamos a alternativa correta. 


    A) Este é o número correto.  Segundo o IBGE "Existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados. A rede centralizada por São Paulo, por exemplo, também abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira". 

    B) Este valor aproximou-se do correto mas não leva em consideração as mais recente modificações na hierarquia urbana brasileira.

    C) Este valor não condiz com a realidade do crescimento das metrópoles brasileiras dos últimos anos.

    D) O valor correto é mais elevado o que reflete o crescimento das cidades médias no Brasil nas últimas décadas.

    E) Este valor é muito abaixo da realidade e não condiz com a atual rede urbana brasileira.


    GABARITO DO PROFESSOR: A