SóProvas


ID
5078800
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Imposto “é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. Por assim ser, Imposto é o tributo mais importante incidindo de forma independente da vontade do contribuinte, ou seja, compulsoriamente, de forma impositiva.

Taxa é um tributo “que tem como fato gerador o exercício regulador do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, do serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição”. As Taxas são, comumente no mundo das empresas, um instrumento tributário muito usado na esfera estadual e municipal pelos governos, e em contrapartida para as empresas, cobranças de taxas de serviços, carteira, administrativas, entre outras.

Sobre as taxas, atribua:

1. Para esfera Municipal.
2. Para esfera Estadual.

( )TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento.
( )TSI – Taxa de Segurança contra Incêndios.
( )TLIF – Taxa de Localização, Instalação e Funcionamento.
( )TFA – Taxas de Fiscalização de Anúncios.
( )TJU – Taxa Judiciária.
( )TRLAV – Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Que questão mais estranha...

  • Não é estranha!

    Elatrata da competência tributária dos estados e municípios

  • A taxa é uma espécie de tributo de competência comum, isto é, pode ser instituída pela União, pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal, no âmbito das respectivas atribuições, como estabelece o art. 77 do CTN:

    Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

    Assim, para verificar qual o ente competente para instituir cada uma das taxas indicadas no enunciado, é necessário verificar quem detém a competência para o exercício do poder de polícia ou para a prestação do serviço público que lhes deu origem.

    (1) TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento: está vinculada à competência municipal para promover o ordenamento territorial e o controle do uso do solo urbano, conforme art. 30, VIII, da Constituição Federal:

    VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;

    Além disso, segundo STF, essa taxa não pode ter como base de cálculo o número de empregados ou o ramo de atividade exercida pelo contribuinte, mas pode ter como base de cálculo a área de fiscalização. (Info 870)

    (2) TSI – Taxa de Segurança contra Incêndios: está vinculada ao serviço de combate a incêndios prestado pelos estados por meio do corpo de bombeiros.

    Necessário salientar, contudo, que o STF já pacificou o entendimento de que a fixação de taxa de combate a incêndios, até mesmo pelo estado, é inconstitucional por se tratar de serviço essencial. No julgamento do RE 643247/SP, foi fixada a seguinte tese em repercussão geral:

    Tese: "A segurança pública, presentes a prevenção e o combate a incêndios, faz-se no campo da atividade precípua, pela unidade da Federação, e, porque serviço essencial, tem como viabilizá-la a arrecadação de impostos, não cabendo ao Município a criação de taxa para tal fim." (Info 871) Vide também: ADI 2908.

    (1) TLIF – Taxa de Localização, Instalação e Funcionamento: também se relaciona à competência do município para o ordenamento territorial.

    (1) TFA – Taxas de Fiscalização de Anúncios: também se relaciona à competência do município para o ordenamento territorial.

    (2) TJU – Taxa Judiciária: como não há poder judiciário municipal, a taxa pode ser cobrada apenas pelos estados e pela União.

    (2) TRLAV – Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo: a Constituição Federal atribui aos estados e ao Distrito Federal a competência para instituir a cobrança de impostos sobre a propriedade de veículos automotores (art. 155, III, da CF). Por conseguinte, compete também aos estados instituir a taxa de renovação de licenciamento anual do veículo.

    Portanto, a alternativa correta é a letra B (1,2,1,1,2,2).

  • Apesar da questão ter considerado a taxa de incêndio inserida na competência estadual, ela é inconstitucional. Isso porque se trata de segurança pública, que deve ser custeada por impostos.

  • A questão trata dos assuntos correlatos ao conceito de tributo, as espécies tributárias, dando ênfase à taxa e tarifas. Em sua abordagem, pede para que se verifique as taxas que se relacionam a esfera municipal e as que se relacionam à esfera estadual do município de Cachoeira dos Índios no Estado da Paraíba.


    Para responder à questão precisamos identificar quando uma determinada taxa é atribuída ao interesse local/município ou interesse estadual com ênfase no interesse regional. Ainda, o art. 77 do CTN assim menciona o fato gerador das taxas:


    “Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição."


    A taxa de fiscalização de estabelecimento por se tratar de interesse local será uma taxa municipal e se relaciona ao exercício regular de polícia municipal.


    A taxa de Segurança contra incêndios por ser afeta ao corpo de bombeiros terá interesse estadual e se relaciona ao exercício regular de polícia estadual.


    A taxa de localização, instalação e funcionamento também será de interesse local, atribuída ao exercício do Poder de Polícia Municipal.


    A taxa de fiscalização de anúncios da mesma forma está relacionada ao interesse municipal.


    A taxa de renovação do licenciamento anual do veículo por constituir interesse regional e competência estadual será uma taxa estadual.


    Diante do exposto, o gabarito do professor é a alternativa B.