SóProvas


ID
5079529
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Capanema - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“Em seu artigo 71, a Constituição Federal de 1988 dispõe que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do _____________________, ao qual compete, dentre outros, julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: E

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da

    União, ao qual compete:

    (...)

    II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

  • A questão exige conhecimento acerca da fiscalização contábil, financeira e orçamentária e pede ao candidato que preencha corretamente a lacuna do texto que segue: “Em seu artigo 71, a Constituição Federal de 1988 dispõe que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do ______________, ao qual compete, dentre outros, julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.”

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 71, II, CF, que preceitua:

     Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    Portanto, a palavra que preenche corretamente a lacuna é Tribunal de Contas da União, de modo que somente o item "E" se demonstra correto.

    Gabarito: E

  • Válida observação para não cair em pegadinhas:

    No âmbito federal, o titular do controle externo é o CONGRESSO NACIONAL

    O titular do controle externo é o Poder Legislativo, em todas as esferas.

    Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PA Provas: CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Administração

    No âmbito federal, o titular do controle externo é o Tribunal de Contas da União; no âmbito estadual, é o tribunal de contas do estado.

    () certo (x) errado

  • A Constituição de 1988 traz a previsão de dois grandes sistemas de controle e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades federadas e de suas respectivas administrações direta e indireta, quais sejam, sistema interno de controle e um sistema externo de controle.

    O sistema externo é exercido pelo Poder Legislativo, com a apoio do Tribunal de Contas.

    Em âmbito federal, a CF no artigo 71, estabelece que o controle externo será de competência do Congresso Nacional e será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, órgão de natureza técnica que tem por objetivo auxiliar o Poder Legislativo na atividade de controle e fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional e patrimonial da União, tanto da administração direta, como indireta.

    O TCU, apesar de auxiliar o Poder Legislativo, não integra tal poder, sendo um órgão autônomo e independente, todavia, goza das mesmas garantias institucionais do Poder Judiciário, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no artigo, 96, CF/88.

    Em suma, o TCU irá julgar as contas de todos os administradores que lidem com verbas federais, salvo as do Presidente da República, que são julgadas pelo Congresso Nacional.

    Para resolver a questão, o candidato deveria saber a literalidade do caput do artigo 71, CF/88, onde se estabelece que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

    Logo, a assertiva correta é a letra E.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • A alternativa que completa corretamente o enunciado é a letra ‘e’, nos termos do caput do art. 71, CF/88. Vejamos: “O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete”. 

  • Resuminho sobre o TCU:

    -TCU auxilia o CN no controle externo

    -Controle realizado pelo TCU é sempre posterior

    -Principais competências:

    >apreciar anualmente as contas do Presidente (mediante parecer prévio elaborado em 60 dias)

    *quem julga as contas é o CN

    *quem procede à tomada de contas é a Câmara, se não forem apresentadas em 60 dias

    >julgar as contas dos administradores de $ ou bens públicos

    >sustar ato impugnado

    *quem susta contrato é CN

    -Multa aplicada pelo TCU tem eficácia de título executivo extrajudicial

    *TCU não pode executar a multa, apenas aplicar

    -TCU não pode realizar controle de constitucionalidade

    -Composição

    >TCU: 9 Ministros

    (se equiparam aos ministros do STJ)

    (1/3 escolhido pelo Presidente + sabatina e 2/3 escolhido pelo CN)

    (+35 anos, idoneidade moral, reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos na área e + 10 anos exercício na área)