A questão aborda o uso das bibliografias como fontes de informação.
As bibliografias compilam registros bibliográficos em uma organização sistemática com base em diferentes critérios de seleção e organização: por assunto, por ano, por território geográfico, por período, etc.
Com base nestas e outras informações sobre o tema, identificamos as alternativas como:
A) ERRADA. A alternativa informa corretamente a função da bibliografia, porém, a organização cronológica é sim usada na esquematização das bibliografias.
B) CERTA. Ambos os casos referenciam outras fontes de informação que compilam dados e informações de forma organizada.
C) ERRADA. A apresentação de resumos/abstracts é uma das principais características dos índices (bibliografias especializadas).
D) ERRADA. A BRAPCI atende os requisitos para ser considerada uma fonte de informação especializada, visto que tem como escopo uma área determinada com o objetivo de organizar e prover o conhecimento produzido por esta área a um público específico.
E) ERRADA. O DOU é uma fonte primaria dividida em 3 seções.
Gabarito do Professor: Letra B.
TERCIÁRIAS (caráter orientador):
Têm função didática, ou seja, guiar o usuário facilitando a localização das fontes primárias e secundárias.
Bibliografias de Bibliografia; Bibliotecas e Centros de informação; Diretórios. Revisão de literatura. Guias Bibliográficos. Financiamento e Fomento à pesquisa
(CUNHA, 2010; 2020) e (VIEIRA, 2013, p. 137-139)
Acrescentando...
Conforme Cunha (2001, p. 36-37, 126):
Fontes Terciárias: Bibliografias de bibliografias, Bibliotecas e centros de informação, Diretórios, Financiamento e fomento à pesquisa, Guias bibliográficos, Revisões da literatura.
A bibliografia é uma lista de referências bibliográficas relativas aos diversos tipos de fontes de informação sobre determinado assunto ou pessoa. Em geral, é organizada por ordem alfabética ou cronológica de autores.
Os índices, também denominados bibliografias correntes, em geral indexam novos livros e artigos de periódicos. Podem incluir resumos (abstracts) e são publicados com freqüência variada e de modo regular.
Gab. B
CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos/ Livros, 2001. 168 p.
Todos os atos publicados no DOU são organizados de acordo com uma estruturação própria, dividida em três seções.
Seção 1
Nessa seção são publicados atos normativos de interesse geral elaborados pelo Senado, pela Câmara, pela Presidência e pelos Ministérios. Também são publicados atos de secretarias, departamentos e demais órgãos da administração federal, como as Universidades Públicas, por exemplo.
Na seção 1 é possível encontrar leis, decretos, decretos legislativos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos.
Seção 2
Trata-se de uma seção destinada à publicação de atos de interesse dos servidores da administração pública federal. Portarias, despachos, portarias interministeriais entre outros atos relativos aos interesses dos servidores podem ser encontrados nessa seção.
Seção 3
Por fim, existe a Seção 3 onde são publicados contratos decorrentes de processos de licitação, contratos gerais envolvendo a administração pública federal. Nessa seção em geral são publicados avisos, editais de convocação e outros.