SóProvas


ID
5079931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A visita familiar

Alternativas
Comentários
  • na visita domiciliar podemos usar as técnicas: observação, entrevista e historia ou relato oral. gabarito A

  • A letra D engana bastante. mas a palavra averiguar deixa a questão errada

  • A visita domiciliar/familiar necessita de:planejamento, execução e registro

    1. Planejamento: deve-se avaliar a necessidade da visita domiciliar e a demanda que origina está ação
    2. Execução: durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista; 
    3. Registro: é o momento de registrar em documento aquilo que foi alcançado por meio da visita domiciliar.

    GAB.A

  • Nenhum instrumento técnico detém a total capacidade de assegurar uma análise macro ao cotidiano, devendo o assistente social (...) conhecer e problematizar o objeto de sua ação profissional, construindo sua visibilidade a partir de informações e análises consistentes - atitude investigativa.

  • Fonte: https://www.gesuas.com.br/blog/visita-domiciliar/

  • A - é um instrumento para cuja utilização é necessário o emprego de, pelo menos, duas técnicas: a entrevista e a observação. (gabarito)

    B- tornou-se um quesito obrigatório para o assistente social realizar o atendimento a famílias, após notificação de óbito por unidade hospitalar, durante a pandemia da covid-19, conforme determinação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). (temos um equívoco enorme aqui)

    C- é um instrumento obsoleto para assistentes sociais que trabalham nos serviços especializados para a população em situação de rua, pois, cotidianamente, não são incluídos familiares nem pessoas de referências nas intervenções sociais com esse segmento de usuários. (nada de osoleto, ela continua atual e necessária)

    D- é um instrumento centralizado na técnica de entrevista, cujas perguntas são estruturadas a partir de questões socioeconômicas, para averiguar os discursos dos usuários que buscam os serviços socioassistenciais. (não somente na técnica de entrevista mas também da observação e demais meios. Além de que ela não objetiva averiguar discurso dos usuários)

    E- é um instrumento que, por si só, caracteriza uma técnica capaz de dar visibilidade ao cotidiano do usuário do serviço socioassistencial, porém se mostra incipiente para analisar os impactos de políticas sociais sobre a sociedade e o Estado. (ela não se esgota por ela mesma. É necessário a combinação de demais instrumentais a saber: entrevista, observação e demais).

  • Repare que as bancas usam os termos visita domiciliar/familiar

    Cespe 2012

    A efetivação de um estudo social requer clareza quanto à finalidade pretendida, conhecimento do tema e escolha dos recursos para a operacionalização do trabalho profissional, como entrevista, visita familiar, observação e estudos bibliográficos.

    Cespe 2015

    As visitas domiciliares podem funcionar como entrevistas semiestruturadas quando são orientadas por planejamento ou roteiro preliminar com finalidades específicas. Correto

    Na abordagem profissional, a visita domiciliar operacionaliza-se por meio de técnicas como a observação, a entrevista e o método biográfico. Coreto

    A visita domiciliar revela-se como procedimento potencialmente político por permitir decisões relativas à exclusão e por inclusão social, por influenciar o acesso a direitos e por promover a cidadania. Coreto

    Durante a visita domiciliar, recomenda-se o uso de gravador como forma de registro, por possibilitar a fidedignidade das informações coletadas, já que o uso de bloco de notas, prancheta e caneta é considerado ultrapassado. Errado

    Cespe 2016

    As visitas domiciliares, os estudos socioeconômicos para a concessão de benefício, os relatórios sociais e a triagem social são considerados atividades historicamente assumidas por assistentes sociais.

    Quadrix 2018

    A visita domiciliar é um instrumento que possibilita conhecer as condições e os modos de vida da população usuária e observar as relações sociais dos usuários em seu contexto familiar.