SóProvas


ID
5080657
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No Glossário da publicação LER/DORT do Ministério da Saúde, “corresponde à maneira pela qual o homem coloca seu corpo (sistema nervoso, órgãos dos sentidos), sua personalidade (caráter, história) e suas competências (formação, aprendizagem, experiência) em contribuição para realizar um trabalho”. Essa definição diz respeito ao (à):

Alternativas
Comentários
  • O ritmo de trabalho: O ritmo de trabalho pode ser livre, ou seja, o próprio trabalhador tem autonomia para determinar sua própria cadência de movimentos, ou pode ser imposto, por exemplo, por uma esteira ou uma linha de montagem. É também exemplo de ritmo de trabalho imposto aquele que é influenciado pelo modo de remuneração, por exemplo, cota de peças fabricadas por dia.

    Cadência: refere-se à velocidade dos movimentos que se repetem em uma dada unidade de tempo.

  • 5 GLOSSÁRIO:

    Atividade real de trabalho corresponde à maneira pela qual o homem coloca seu corpo (sistema nervoso, órgãos dos sentidos), sua personalidade (caráter, história) e suas competências (formação, aprendizagem, experiência) em contribuição para realizar um trabalho.

    Cadência de trabalho seria um aspecto quantitativo, referente à velocidade dos movimentos que se repetem em uma unidade de tempo.

    Carga de trabalho, segundo Sperandio, é uma medida quantitativa ou qualitativa do nível de atividade (mental, sensitivo-motora, fisiológica etc) do operador, necessária à realização de um dado trabalho.

    Ciclo de trabalho é o conjunto de operações que se sucedem numa ordem determinada no trabalho e que se repetem.

    Ergonomia éa ciência relativa ao desenvolvimento e à aplicação de conhecimentos sobre as capacidades humanas, limitações e outras características e suas relações com projetos de interfaces entre pessoas e trabalho.

    Fator de risco é um aspecto de comportamento pessoal e estilo de vida, exposição ambiental (inclusive o trabalho) ou característica hereditária, que é relacionado/ associado a condições de saúde (no nosso caso LER/DORT), através de evidências epidemiológicas.

    Fator de risco do trabalho é uma condição existente no local de trabalho cuja presença é associada a = problema de saúde.

    Fatores psicossociais representam os aspectos subjetivos da organização do trabalho como são percebidos pelos trabalhadores e pela hierarquia das empresas. Freqüentemente recebem a mesma denominação dos fatores da organização do trabalho, mas são diferentes na medida em que carregam o valor emocional do trabalhador.

    Incidentes são acontecimentos imprevistos que sobrevêm no curso de uma ação principal no trabalho e que dão um caráter perigoso à vida laboral.

    Organização do trabalho é a divisão do trabalho e a divisão dos homens, representando a natureza objetiva do processo de trabalho e trata da maneira pela qual este é estruturado, supervisionado e executado.

    Ritmo de trabalho é um aspecto qualitativo, é a maneira como as cadências são ajustadas ou arranjadas: livre (pelo indivíduo) ou imposto (por outros).

    Tarefa é o objetivo a ser atingido pelas empresas com os meios determinados anteriormente

    https://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=092