Gabarito B
Após o fim das Guerras Médicas ou Guerras Greco-Pérsicas (499-475 a.C), os líderes políticos atenienses, temendo possíveis novos ataques externos persas, organizaram uma aliança entre as pólis gregas. Tal aliança ficou conhecida como Liga de Delos, uma vez que a sede ficava na ilha de Delos.
O principal objetivo dessa aliança era a contribuição, por parte dos aliados, de navios, soldados e dinheiro.
Finda a ameaça persa, algumas pólis tentaram dissociar-se da Liga, mas foram impedidas pelas lideranças atenienses. Assim, sob comando de Esparta, Corinto, Mégara, e Tebas, rebelaram-se contra Atenas e fundaram outra aliança político-militar, a qual ficou conhecida como Liga do Peloponeso.
Iniciou-se, assim, a Guerra do Peloponeso, que durou 27 anos, saindo Atenas, ao final, derrotada.
(COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral: vol. único. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2008).
Durante os conflitos das Guerras Médicas, havia sido criada a Liga de Delos a fim de proteger os gregos dos persas. Por meio desta aliança, as cidades faziam contribuições monetárias para a compra de material bélico. No entanto, a Liga começou a beneficiar Atenas em detrimento das outras cidades gregas.
Foi justamente com os fundos obtidos a partir da Liga de Delos que Atenas se tornou o centro político, econômico e cultural da Grécia.
Esparta, ao não aceitar essa situação, entrou na disputa pela hegemonia política e econômica da Grécia, criando então outra liga: a Liga do Peloponeso. Esta, por sua vez, tinha o objetivo de combater a Liga de Delos. Neste contexto, a cidade de Corinto foi especialmente atuante, ao pressionar Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.
Resposta: B