SóProvas


ID
5085199
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um paciente de 9 anos e 1 mês de idade aumentou o seu peso corporal em 6 kg em um ano. Atualmente, ele tem 137 cm de estatura e pesa 39,4 kg. Ele realiza as aulas de educação física na escola uma vez na semana e tem como principais atividades de lazer jogar videogame e usar o tablet. A mãe relata que, muitas vezes, não tem tempo de cozinhar e que ela e o filho fazem refeições com lanches tipo fast-food. Ela ainda informa que possui história familiar de diabetes mellitus tipo 2 e que o próprio pai teve um infarto agudo do miocárdio há cerca de sete anos. Os exames de sangue da criança mostraram triglicerídeos levemente aumentados (79 mg/dL) e HDL-colesterol significativamente diminuído (32 mg/dL), com os demais parâmetros sem alterações.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

A fim de se evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em crianças dislipidêmicas, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2019) recomenda que se limite a ingestão de gorduras entre 25% e 30% de suas calorias totais diárias, mantendo-se uma proporção de < 7% a 10% de gorduras saturadas.

Alternativas
Comentários
  • Para crianças com dislipidemias, deve-se limitar sua ingestão de gorduras a cerca de 25-30% de suas calorias totais diárias, mantendo uma proporção de < 7 a 10% de gorduras saturadas e 20% de gorduras mono e poli-insaturadas, semelhante à recomendação nos adultos. Deve-se evitar açúcar de adição e estimular a ingestão de ômega-3, na forma de pescados ricos destes ácidos graxos, idealmente 2 ou 3 vezes por semana. Recomenda-se o acompanhamento de nutricionista ou nutrólogo, pelo risco de desnutrição e prejuízo do crescimento e desenvolvimento565 (Grau de Recomendação IIa, Nivel de Evidência A).

    Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019