SóProvas


ID
5087197
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.

“O ______ (I) age para aperfeiçoar e civilizar nosso comportamento. Ele trabalha para suprimir todos os impulsos inaceitáveis do _______ (II) e luta para fazer o _______ (III) agir sobre padrões idealistas, em vez disso, sobre princípios realistas.”

Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D.

    O id presenta a instância inferior, comandado pelo prazer, é o polo inteiramente inconsciente e impuslivo da personalidade, vive em busca de eliminar o desprazer e viver o prazer.

    • O superego é a instância superior, corresponde á ideia vulgar de “consciência”, já que atua como agência censória sobre as pulsões instintivas do id, a punir e reprimir as atitudes. É o que nos da noção de dever, obrigação, valores morais, etc. Começa então a se estabelecer em nossa personalidade por volta dos 5 ou 6 anos de idade, quando começamos a ter maior consciência de regras e valores.

    • Por fim, o ego é a instância intermediária. Atua como mediador entre os impulsos do id e a censura do superego, tentando estabelecer compromisso entre eles. É quem vai “decidir”, ponderar entre as duas outras instâncias. Embora não seja nitidamente distinto do id, o ego "procura conformar-se com as exigências do mundo exterior e o princípio da realidade".

    Siga firme nos estudos!

  • enquanto o Ego visa adequar-se a realidade, o Superego almeja a perfeição e o Id continua cego em busca do prazer.

  • A questão solicita conhecimentos acerca do id, ego e superego.


    O id, ego e superego são instâncias postuladas no modelo estrutural (2ª tópica) de Freud. Essas estruturas se relacionam com os níveis de atividade do modelo topográfico (consciente, pré-consciente e inconsciente).

      

    O id é uma estrutura arcaica, totalmente inconsciente, relacionada com os processos corporais. Não se relaciona com a realidade externa - sendo irrealista. Essa estrutura não se afeta nem se modifica pela passagem do tempo ou pelas experiências adquiridas ao longo da vida do sujeito: é atemporal. É regido pelo princípio do prazer, buscando, constantemente, alcançar esse prazer - mostrando-se amoral.  


    O ego se manifesta em todos os níveis topográficos. É regido pelo princípio da realidade (processo secundário) relacionado ao pensamento realista.  Controla as funções cognitivas e intelectuais e seleciona quais instintos serão satisfeitos, mas o seu funcionamento depende da energia proveniente do id. 


    O superego é irrealista assim como o id. Interage nos níveis da pré-consciência e inconsciência. Representa aspectos morais e idealizações da sociedade e é regida por princípios moralistas e idealistas, sendo a força moral da personalidade. Sua formação se completa na fase fálica, com a resolução do Complexo de Édipo.


    Portanto, as opções da questão, em ordem, são: SUPEREGO, ID e  EGO.



    Gabarito da Professora: LETRA D.