Trata-se de questão envolvendo o conceito de advérbios. Advérbio é a classe de palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância, que pode ser de tempo, de lugar, de modo, de intensidade, etc. O candidato deve preencher as lacunas nas três frases indicadas com o advérbio correto.
Vejamos cada uma das frases.
I- People shouldn't drive so ____.
Notem que o vocábulo a ser adicionado a essa frase irá qualificar a ação “drive" (dirigir). As opções disponíveis para preencher essa lacuna são
fast, quickly ou quick. Tanto “fast" quanto “quick' podem ser traduzidos como rápido, isto é, ambos significam agir ou se movimentar com grande velocidade. “Fast" pode ser um adjetivo ou um advérbio. Já “quick" é o adjetivo que dá origem ao advérbio “quickly".
Usamos “quick" e “quickly" para indicar que algo aconteceu em um período curto, ou mais curto do que o esperado, isto é, durou pouco. “Fast", por sua vez, indica que algo aconteceu em alta velocidade. Logo, o vocábulo a ser usado nessa frase é
“fast".
II - I need to see a doctor because I haven't been feeling well _____.
Nessa frase, devemos escolher entre “late" e “lately" a fim de indicar quando o sujeito da oração não tem se sentido bem (“I haven't been feeling weel"). “Late" significa tarde, isto é, o oposto de “early" (cedo). “Lately" significa recentemente. No caso sob análise, o locutor precisa ir ao médico pois não tem se sentido bem ultimamente. O vocábulo a ser usado é
“lately".
III - Although she's tried _______ to find a new job, she's still unemployed.
Para preencher essa lacuna a questão propõe os advérbios “hard" e “hardly". “Hard", como advérbio, indica que uma ação exigiu muito esforço físico ou mental. O advérbio “hardly" possui conotação negativa e significa apenas um pouco ou 'quase não'.
Observe que a frase a ser completada começa com a conjunção “although" que significa 'apesar de' e introduz uma ideia de contraste em relação à oração principal. Para atender esse contraste, é preciso usar o advérbio “hard", que indica que o sujeito “she" tentou achar um emprego novo com afinco e, apesar disso, continua desempregada.
O uso de “hardly", por outro lado, não geraria contraste. Se ela (she) quase não tivesse tentado achar um emprego, seria esperado que ela continuasse desempregada. Não bastasse isso, “hardly" deveria ser posicionado entre o verbo auxiliar “has" e o verbo principal “tried" (mid position).
Assim, a sequência ficou: fast/ lately / hard. Está
CORRETA a alternativa D.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.