SóProvas


ID
5089957
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Estado possui basicamente três funções econômicas que são: a alocativa, a distributiva e a

Alternativas
Comentários
  • São três as funções econômicas clássicas do Estado, denominadas funções fiscais, as quais possuem reflexos sobre o Orçamento Público: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora. Na função alocativa, o Estado atua diretamente na produção de bens.
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as funções clássicas do orçamento. Neste caso marquemos a alternativa que contempla uma das funções do orçamento.

    Segundo Sérgio Mendes (2016), a classificação das funções mais cobradas em concursos é a de Richard Musgrave (1974), a qual se tornou clássica, sendo elas:

    • Alocativa: é a função em que o Estado oferece determinados bens e serviços desejados, e até mesmo necessários, pela sociedade. O Estado atua diretamente na produção de bens e serviços necessários, mas que não são ofertados pela iniciativa privada.

    • Distributiva: visa ajustar a renda, surge em razão da necessidade de corrigir de falhas de mercado. Isso leva a que o governo se utilize do Orçamento para promover políticas de distribuição de recursos públicos como forma de tentar resolver tais tipos de problemas.

    • Estabilizadora: visa manter a estabilidade econômica, diferencia-se das demais funções por não ter como foco a destinação de recursos. Seu campo de atuação é na manutenção do elevado nível de emprego e estabilidade de preços Age na demanda, de forma a aumentá-la ou diminuí-la.

    Atenção: das funções clássicas do orçamento, a estabilizadora é a única que não tem como foco o gasto.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    BRASIL. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Orçamento Público Conceitos Básicos, módulo 1. dezembro de 2013. Disponível em: <https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2170/1/Or%C3%A7amento%20P%C3%BAblico%20Conceitos%20B%C3%A1sicos%20-%20M%C3%B3dulo%20%20%281%29.pdf>. Acesso em: 24.08.2021

    MENDES, Sérgio. Administração Financeira e Orçamentária. 6. ed. São Paulo: Método, 2016.

  • A questão trata das FUNÇÕES CLÁSSICAS OU ECONÔMICAS DO ORÇAMENTO.

    Ocorreu uma crise capitalista na década de 30. Com isso, surgiu a necessidade da intervenção do Estado na economia. O Estado controla o Orçamento Público e a Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento de planejamento que tem as Receitas Previstas e Despesas Fixadas para um determinado exercício financeiro, aprovado pelo Legislativo. Então, o Estado interfere na economia através do Orçamento.

    Características:

    - Crise depressiva dos anos 30.
    - Necessidade do Estado Realizar Intervenção na Economia.
    - Funções Econômicas do Estado.
    - Funções Fiscais.
    - Funções do Orçamento – Principal Instrumento de Ação Estatal na Economia.

    As funções clássicas do orçamento, segundo a doutrina, dividem-se da seguinte forma:

    1) Função Alocativa (promover o ajustamento na alocação de recursos).
    2) Função Distributiva (promover o ajustamento na distribuição de renda).
    3) Função Estabilizadora (manter a estabilidade econômica).

    Portanto, a função estabilizadora torna a questão correta.


    Gabarito do Professor: Letra D.