SóProvas


ID
5089993
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

As atividades do Estado brasileiro podem ser divididas em dois tipos: as exclusivas e as não exclusivas, sendo as últimas aquelas nas quais, tanto o Estado quanto outras entidades, podem atuar. Quais são as atividades exclusivas do Estado?

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C. Mas não entendi

  • A questão exige conhecimento acerca de temática relativa à teoria da administração Pública, em especial no que tange à delimitação das atividades exclusivas e não-exclusivas do Estado.

     

    Conforme lição de JUNQUILHO (2010), as atividades exclusivas do governo são aquelas compostas pelas forças armadas, polícias, setores vinculados à arrecadação, agências reguladoras e de financiamento, controle de serviços de cunho social e previdenciário. Por outro lado, caracterizam serviços não exclusivos aqueles que envolvem todos aqueles que são públicos, mas não necessariamente estatais, como os das áreas de educação e saúde, que podem ser realizados pelos setores privado e não governamental.

     

    Dessa forma, é correto afirmar que são atividades exclusivas do Estado: as atividades de fiscalização, as atividades de regulação e o policiamento.

     

    Gabarito do professor: letra c.

     

    Referência:

    JUNQUILHO, Gelson Silva. Teorias da administração pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010. 182p.

  • as atividades exclusivas do governo são aquelas compostas

    pelas forças armadas, polícias, setores vinculados à arrecadação, agências

    reguladoras e de financiamento, controle de serviços de cunho social e

    previdenciário. Por outro lado, caracterizam serviços não exclusivos aqueles

    que envolvem todos aqueles que são públicos, mas não necessariamente estatais,

    como os das áreas de educação e saúde, que podem ser realizados pelos

    setores privado e não governamental.

     

    Dessa

    forma, é correto afirmar que são atividades exclusivas do Estado: as atividades

    de fiscalização, as atividades de regulação e o policiamento.

     

    Gabarito do

    professor: letra c.

     

    Referência:

    JUNQUILHO, Gelson Silva. Teorias da administração

    pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC;

    [Brasília]: CAPES: UAB, 2010. 182p.

  • As atividades de fiscalização, as atividades de regulação e o policiamento são funções típicas do Estado e não podem ser delegadas a entidades que não componham a Administração Pública direta, autárquica e fundacional, pois a prestação dos serviços, nesses casos, não pode de forma alguma submeter-se a regramentos e diretrizes outras que não a garantia e primazia absoluta do interesse público.

    O fornecimento de energia elétrica, o fornecimento de água e a instalação de bens - ITEM A , os serviços de saúde, os serviços de educação e a assistência social - ITEM B e a manutenção de rodovias, a criação de universidades e o fornecimento de transporte público - ITEM D, embora sejam considerados pela CF serviços públicos de responsabilidade do Estado, podem ser, todos eles, oferecidos diretamente pelo Estado ou por empresas, públicas ou privadas, mediante permissão, concessão ou autorização .

    GAB C

  • GABARITO C

    Dentre as alternativas apresentadas na questão, por eliminação seria possível chegar à resposta correta. Contudo, as atividades de fiscalização, embora sejam consideradas típicas de Estado, podem ser delegadas, pois a fiscalização e o consentimento, apesar de estarem inseridos no chamado Poder de Polícia, são passíveis de delegação. Exemplo: CRM, CREF, etc.

    Na prática também é possível observar que temos "terceiros" realizando policiamento, como já aconteceu na Polícia Militar do Estado de Goiás e acontece em quase todos os Estados da Federação no âmbito do sistema penitenciário (polícia penal).

    É assunto que envolve mais o direito administrativo do que o constitucional e àquele é uma ZONA.