SóProvas


ID
5090260
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O cloridrato de propranolol é um fármaco antihipertensivo, chamado de betabloqueador por atuar de forma não seletiva e receptores adrenérgicos do tipo β1 e β2. Esse medicamento promove uma redução inicial do débito cardíaco (DC) e da secreção de renina, levando a uma diminuição da hipertensão arterial. É contraindicado o uso do cloridrato de propranolol em pacientes com:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O propanolol é um fármaco beta-adrenérgico não-seletivo, atua em receptores b1 e b2. Ocorre broncoconstrição em decorrência do efeito em receptores b2 presentes no pulmão. Por esse motivo, são contraindicados em pacientes asmáticos ou com DPOC.

  • Os principais efeitos colaterais dos fármacos antagonistas não seletivos de receptores β ou beta adrenérgico não seletivo, que agem em β1 e β2 (ex:propanolol), relacionam-se com as consequências previsíveis do bloqueio β. O bloqueio de receptores β2 (encontrados no pulmão) associado ao uso de agentes não seletivos causa piora da asma preexistente e de outras formas de obstrução das vias respiratórias, sem ter essas consequências em indivíduos normais. De fato, a asma relativamente trivial pode se tornar grave depois do bloqueio β.