SóProvas


ID
5090668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No final da década de 90 do século XX, foram relatados casos de surtos de botulismo relacionados ao consumo de palmito em conserva. Na época, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tornou obrigatória uma etiqueta de rotulagem nesse produto, com os seguintes dizeres: “Para sua segurança, este produto só deverá ser consumido após fervido no líquido de conserva ou em água, durante 15 minutos”. Essa exigência permaneceu até o ano de 2008.

Assinale a opção que apresenta os pontos críticos de controle que os fabricantes devem adotar para impedir a formação da toxina botulínica em conservas.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre pontos críticos de controle necessários para impedir a formação da toxina botulínica em conservas.

    A bactéria Clostridium botulinum produz a toxina botulínica, uma potente toxina que causa o botulismo, doença grave e de evolução aguda que provoca distúrbios digestivos e neurológicos que paralisam os músculos.

    A toxina botulínica perde sua atividade quando submetidas a temperatura de 80oC por 30 minutos ou a 100oC por 5 minutos (pasteurização). Além disso, pH inferior a 4,5 impede o crescimento do Clostridium botulinum.

    Portanto, submeter as conservas à pasteurização e manter o pH abaixo de 4,5 são pontos críticos de controle fundamentais para impedir a formação da toxina botulínica. A opção correta é a LETRA B.

    Gabarito do Professor: LETRA B.


  • Clostridium botulinum é um bacilo gram positivo, que se desenvolve em meio anaeróbio, produtor de esporosencontrado com freqüência no solo, em legumes, verduras, frutas, sedimentos aquáticos e fezes humanas.

    PASTEURIZAR E MANTER EM MEIO ÁCIDO