Os meios de comunicação de massa proporcionam extensa
disponibilidade de informação e conteúdo simbólico no espaço e no tempo, para
um número indefinido de receptores potenciais; destes, não são esperadas respostas
ou afirmações, ou seja, é algo monológico, com sentido único no fluxo da
comunicação. Sem a comunicação de mão dupla, os meios de massa não proporcionam
o intercâmbio e interação, tornam os receptores acríticos, passivos e/ou
desconfiados (sem ter certeza da credibilidade da fonte). Também contribuem
significativamente para moldar novos hábitos e pensamentos, ditar o que é
importante e reestruturar a sociedade. Temos como principais representantes a
televisão, o rádio e o jornal.
Os meios de comunicação digitais, por outro lado, são
capazes de disponibilizar informações para públicos específicos, em vários
dispositivos e plataformas que se convergem e se complementam, o que facilita a
circulação de mensagens, o compartilhamento de conteúdo, a interação entre
indivíduos e a mensuração instantânea dos resultados. Temos como principais
representantes os celulares, smartphones, tablets e computadores.
Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:
A) Errado. A televisão, em
conjunto com toda a sua rede desenvolvida ao longo do século XX, não é
considerada um modelo impulsionador da cultura de participação. O telespectador
recebe a mensagem passivamente e não consegue interagir diretamente com os produtores,
apresentadores ou os participantes do programa.
B) Errado. A produção
audiovisual profissional requer, de fato, conhecimento e habilidades complexas.
Já as produções amadoras podem ser criadas e editadas facilmente por usuários que
tenham um equipamento (computador ou smartphone, por exemplo) e um software (programa
ou aplicativo) de criação e edição de vídeos, como o YouCut, que podem ser
baixados gratuitamente da internet.
C) Errado. A mídia abrange os
textos midiáticos, seus produtores e os receptores (leitores ou espectadores) numa
atividade contínua de engajamento e desengajamento, que dilata a experiência e é
avaliada de inúmeras formas.
D) Certo. Conexões
intermidiáticas ocorrem entre emissões audiovisuais e redes sociais online,
como um espaço de negociação entre agentes humanos e não humanos. Neste
contexto, os participantes publicam suas perspectivas e se engajam a fim de
obterem mais visibilidade.
E) Errado. A forma
tradicional de assistir à programação televisiva – por meio do aparelho de
televisão – está sendo substituída, especialmente pelos jovens, pela
assistência em outros dispositivos, como em tablets e smartphones.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a
alternativa D é a certa.
Gabarito do Professor: Letra D.
Bibliografia:
- Silverstone, R. Por que estudar a mídia? São Paulo:
Loyola, 2002
- D'Andréa, Carlos. Conexões intermidiáticas entre
transmissões audiovisuais e redes
sociais online: possibilidades e tensionamentos. Trabalho
apresentado ao Grupo de Trabalho
“Comunicação e Cibercultura" do XXIII Encontro Anual da
Compós, na Universidade Federal
do Pará, Belém. Maio, 2014.
- Lopes, Maria Immacolata Vassallo de; Gómez,
Guillermo Orozco. (Coord. gerais). Relações de gênero na ficção televisiva:
Anuário Obitel 2015. Porto Alegre: Sulina, 2015.
a) TV não é colaborativa
b) TIK TOK e afins estão aí para provar o contrário
c) mídia é intermédio, sem engajamento é o mesmo que dizer sem adesão, logo, não haveria intermediação, pois isso pressupõe agentes envolvidos
d) emissões audiovisuais é basicamente o que fazemos nas redes sociais e, ao criarmos nossa persona lá, negociamos com agentes inumanos TAMBÉM.
e) altamente generalista e, se assim fosse, não haveria ainda tanto investimento em TV