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A - A cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital apresentam caracteres iguais, com nenhuma distinção entre si. (Falso)
Segundo Santaella (2003), podemos dividir a cultura em eras:
• A cultura oral
• A cultura escrita
• A cultura imprensa
• A cultura de massas
• A cultura das mídias
• A cultura digital
B - O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital. (Verdadeiro)
Recursos multimídia cíbridos são “misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, do universo digital.” (SANTAELLA, 2007, p. 133)
C - Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra, quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece. (Falso)
D - A Internet independe da escrita, porque seus meios têm uma linguagem própria. (Falso)
Pode-se dizer, inclusive, que a Internet depende da escrita, ou que o cinema e a televisão intensificaram a cultural oral. A pintura não deixou de existir porque surgiu a fotografia, nem o teatro acabou depois da invenção do cinema.
E - A cultura humana está em constante mudança e as modificações acontecem independentemente da interação social. (Falso)
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letra b
(...) Quanto ao atributo “cíbrido”, como o próprio nome sugere, limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital (ibidem). Este cenário desenhado para os meios de comunicação faz com o que o rádio na Internet apresente-se como uma plataforma multi e hipermidiática, constituindo uma nova cultura radiofônica na sociedade atual.
livro “Linguagens líquidas na era da mobilidade.
Santaella adota em seus estudos uma divisão de seis eras de passagens entre culturas que provocaram transformações sensíveis no terreno social e para a condição humana: oral, escrita, impressa, das massas, das mídias e digital. A autora considera que os meios de comunicação e tipológicos presentes na orla de efetivação de cada uma dessas culturas dizem apenas de veículos de transmissão de informação e que seria equivocado atribuir toda sorte de transformações culturais à sua influência, que todavia, deve se creditada aos signos compartilhados nesses meios, os tipos de mensagens e formas comunicacionais capazes de modelar o pensamento, a sensibilidade humana e constituir paradigmas culturais.
Q1696900 - A interação entre os mais diversos grupos de internautas no mundo virtual gera consequências sociais e culturais no mundo real.
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Santaella (2003) divide as eras culturais em seis tipos de
formações: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de
massas, a cultura das mídias e a cultura digital.
Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:
A) Errado. A três eras culturais
apresentadas nessa alternativa não apresentam caracteres iguais. A cultura das
mídias é uma cultura intermediária, situada entre a cultura das massas e a
cultura digital. Essa última é resultado da semeadura de processos de produção,
distribuição e consumo comunicacionais, proporcionada pela cultura de mídias,
na cultura das massas.
B) Certo. O atributo cíbrido
da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura,
ou seja, no universo digital.
C) Errado. Cada tipo de formação
cultural tem traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra.
Quando surge uma formação cultural nova, a anterior não desaparece. Pelo
contrário: ocorre um processo cumulativo de complexificação: uma nova formação
comunicativa e cultural vai se integrando na anterior, provocando nela
reajustamentos e refuncionalizações.
D) Errado. A Internet depende
da escrita, pois deriva dela e preserva vivo os traços ligados a ela.
E) Errado. A cultura humana
está em constante mudança e as modificações só acontecem devido à interação
social.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa
B é a certa.
Gabarito do Professor: Letra B.
Bibliografia:
- Santaella, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura:
o advento do pós-humano. Revista FAMECOS. Porto Alegre. Nº 22. Dezembro 2003.
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Comentando...
A) A cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital apresentam caracteres iguais, com nenhuma distinção entre si.
ERRADO. Cada uma dessas culturas apresentam características distintas e próprias. Pode até haver caracteres comuns entre elas, mas não necessariamente iguais. É só pensar que na cultura de massas, não temos muito ou quase nada a participação do receptor, enquanto que na cultura digital temos um receptor mais ativo.
B) O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital.
CERTO.
C) Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra, quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece.
ERRADO. "Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra" (correto até aqui), "quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece" (errado, não desaparece, pelo contrário, a culturas vão se somando)
D) A Internet independe da escrita, porque seus meios têm uma linguagem própria.
ERRADO. A Internet depende da escrita, tanto é que estou agora na internet usando o teclado para escrever/digitar. Cada meio de comunicação é uma evolução do anterior.
E) A cultura humana está em constante mudança e as modificações acontecem independentemente da interação social.
ERRADO. Todas as mudanças na cultura humana dependem de interação social, senão, não teríamos cultura.
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"Para manter a coerência das unidades semânticas que a palavra “cíbrido” aciona, “ciber+híbrido”, costumo reservar o termo “cíbrido” para as híbridações que ocorrem exclusivamente no mundo ciber, enquanto o termo “híbrido” pode referir-se a quaisquer tipos de mistura não necessariamente as que ocorrem no mundo cibernético. Nessa medida, o híbrido também pode referir-se a misturas entre ciber e o físico, o que significa que prefiro chamar de híbrido justamente o que Anders chama de cíbrido. (SANTAELLA, 2010, p.226)"
Fonte: SANTAELLA, Lúcia – A ecologia pluralista da comunicação – Paulus – 2010.