SóProvas


ID
5090752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O arranjo físico de uma operação produtiva refere-se à distribuição física dos recursos transformadores do processo produtivo. Portanto, alterações no arranjo físico devem ser evitadas, uma vez que podem ser demoradas e de difícil operação, entre outros motivos. Considere que, em determinado arranjo físico, os recursos transformados não se movimentem entre os recursos transformadores e que quem sofre a transformação fique estacionário, enquanto os agentes e maquinários envolvidos no processo de transformação se movem, quando necessário.

Para a situação descrita, o melhor arranjo físico é o

Alternativas
Comentários
  • Arranjo físico

    Funcional: Conforma-se às necessidades e às conveniências das funções desempenhadas pelos recursos transformadores. Agrupa recursos com processos ou funções semelhantes: Loja de departamento, supermercado.

    Celular: Subdivide-se em partes específicas nas quais os recursos transformadores, utilizados em um determinado tipo de processamento, encontram- se agrupados. Recursos não similares são agrupados visando processar grupos de itens que requeiram etapas similares de processamento: maternidade em um hospital, loja dentro da loja.

    Posicional: Os recursos transformadores se movem na medida do necessário, enquanto quem sofre o processamento fica estacionário. O objeto fica posicionado e os recursos se deslocam até ele: construção civil, estaleiro, aviões de grande porte.

    Por produto: Os recursos transformadores são posicionados segundo a melhor conveniência do item que está sendo transformado. Processam grandes volumes com sequencia similar, as peças passam uma a uma, de uma etapa do processo a outra, a conexão entre as etapas é alta: linha de montagem de veículos, aparelhos eletrônicos.

  • quem sofre a transformação fique estacionário ➜ posicional