SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Produção Industrial


ID
5090536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Indústria 4.0 relaciona-se com a 4.ª Revolução Industrial, cujo marco fundamental foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra (E)

    Primeira Revolução Industrial: energia baseada em vapor;

    Segunda Revolução Industrial: era da ciência e da produção em massa fomentada pela eletricidade;

    Terceira Revolução Industrial: fomentada pela computação e tecnologias digitais;

    ----

    **Estamos agora entrando na próxima fase de uma expansão tecnológica dramática, a Quarta Revolução Industrial.

    - Aqui temos os seguintes apontamentos:

    ---> Tecnologias mudando o mundo físico

    • Biotecnologia
    • Robótica
    • Impressão 3D
    • Novos materiais
    • Internet das Coisas ("IoT")
    • Transmissão, armazenamento e captura de Energia

    ---> Tecnologias mudando o mundo digital

    • Inteligência Artificial (IA)
    • Blockchain
    • Novas tecnologias computacionais
    • Realidade virtual e aumentada

    ______

    Fonte: SalesForce.

  • Correta, E

    Complementando os já excelentes comentários:

    Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos.

    A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de "Fábricas Inteligentes" com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas - IOT -, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor. Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos.

    Comentário pessoal: Interessante, pois ao ver essa questão lembrei-me de um documentário recente sobre uma fábrica de automóveis de uma grande montadora. Nela, quase todo o processo de produção é automatizado, ou seja, robotizado, sendo maáquinas se relacionando com máquinas e demais equipamentos. Essa revolução industrial muda totalmente a visão de mundo que conhecemos, visto que as pessoas necessitam cada vez mais e mais estrarem preparadas e capacitadas para se alocarem nesse novo cenário mundial.

    Pertenceremos !

  • Quando a banca falar em revolução 4.0, ela vai tentar te jogar para INTERNET.

    Correto = INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

    Fica ligado nisso.

    Gabarito: E

  • A questão acima tem como tema a Quarta Revolução Industrial que vem ocorrendo nos dias atuais em alguns países do mundo, fase que vem marcando um grande avanço tecnológico no Planeta.
    Na questão, é solicitado para o candidato assinalar a alternativa que indica as inovações tecnológicas que surgiram nesse período.
    Sendo assim, vamos à análise das alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois o surgimento das máquinas a vapor foi uma inovação nas redes de transporte que ocorreu na Primeira Revolução Industrial por volta de 1850.
    Letra B - Incorreta, pois o surgimento da tecnologia da informação, da informática e dos computadores foram inovações tecnológicas que ocorreram na Terceira Revolução Industrial a partir da década de 1950.
    Letra C - Incorreta, pois o início do uso da Internet também foi uma inovação que surgiu na Terceira Revolução Industrial com o avanço das telecomunicações e da eletrônica.
    Letra D - Incorreta, pois o Silicou Valley Web Conference foi apenas um evento que reuniu várias personalidades do campo da inovação e do empreendedorismo no mundo.
    Letra E - Correta, pois a Quarta Revolução Industrial, que começou no século XXI, se caracteriza pelo desenvolvimento de tecnologias em áreas como genética, física, tecnologias e máquinas com inteligência avançada. Entre os objetivos estão a invenção da robótica, que consistem em máquinas inteligentes no processo de produção, a realidade aumentada que corresponde a uma aplicação de tecnologias modernas para unir melhor o mundo virtual com o mundo real através de softwares avançados e a Inteligência artificial que consiste no ramo da ciência da computação que desenvolvem sistemas que desempenhem atividades feitas por humanos.
    Gabarito da questão: Letra E.

ID
5090542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção que indica o tipo de segmentação que está relacionada às características pessoais do público e que engloba fatores como idade, religião, gênero, renda, ocupação, escolaridade, tamanho da família, estado civil, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São seis os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental, psicográfico, por benefícios e por índice de utilização.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa, que está relacionada às características expostas no enunciado:

    A) Errado. A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado.

    B) Errado.  A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

    C) Certo. A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ocupação, religião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade.

    D) Errado.  A segmentação psicográfica, ou de personalidade, associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas.

    E) Errado.  A segmentação por benefício categoriza os indivíduos de acordo com os benefícios e vantagens que buscam em uma classe de produtos e com as marcas que os oferecem.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Letra C.


    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • Gabarito: C

    Principais tipos de segmentação:

    • DEMOGRÁFICA: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação etc.
    • GEOGRÁFICA: País, estado, cidade, região, microrregião, densidade etc.
    • PSICOGRÁFICA: Comportamento, estilo de vida, personalidade, cultura etc.
    • COMPORTAMENTAL: Comportamento do consumidor perante o produto, disposição para comprar, motivação, atitude.
  • Pra quem não é assinante:

    A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São seis os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental, psicográfico, por benefícios e por índice de utilização.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa, que está relacionada às características expostas no enunciado:

    A) Errado. A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado.

    B) Errado.  A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

    C) Certo. A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idadegêneroocupaçãoreligião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade.

    D) Errado.  A segmentação psicográfica, ou de personalidade, associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas.

    E) Errado.  A segmentação por benefício categoriza os indivíduos de acordo com os benefícios e vantagens que buscam em uma classe de produtos e com as marcas que os oferecem.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
5090545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A pesquisa de marketing que busca medir quanto o consumidor compra de determinada marca ou de determinado produto é denominada

Alternativas
Comentários
  • As pesquisas podem ser classificadas segundo vários critérios: nível de conhecimento do objeto de estudo, objetivos de estudo, natureza, amostra, tema de estudo, método de coleta de dados, ambiente de coleta de dados e extensão no tempo. Quando divididas segundo o tema de estudo, encontramos, como exemplos, as pesquisas eleitorais, de marketing, de mercado, de opinião pública, de mídia e de clima interno.

    O objetivo da pesquisa de marketing é obter informações confiáveis e atualizadas sobre o consumidor, comportamento de compra, motivações, desejos e expectativas em relação a um determinado produto e ao mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. As pesquisas de tendência são ferramentas que auxiliam os profissionais de marketing a analisar as microtendências e macrotendências e a prever o comportamento do mercado e dos consumidores no futuro, a fim de atender adequadamente às suas necessidades e aos seus desejos.

    B) Errado.  Não encontrei definição confiável para “pesquisa de projeção" nas referências bibliográficas que utilizo. Esses termos, no entanto, aparecem em sites, como no da CNN Brasil, e estão associados a estimativas de resultados e de cenários futuros com base na análise de dados atuais. Existe um tipo de técnica chamada projetiva que é uma forma indireta de pesquisa qualitativa na qual o entrevistado é convidado a interpretar o comportamento, a opinião ou a atitude de outras pessoas; os resultados tendem a ser uma projetação inconsciente de suas próprias crenças, seus valores, suas atitudes e motivações.

    C) Errado.  A pesquisa secundária é aquela realizada com base em dados e informações que já foram coletados por outras fontes, como estatísticas e censos governamentais.

    D) Errado.  Não encontrei definição confiável para “pesquisa de exploração" nas referências bibliográficas que utilizo. De acordo com Lima (2017), a exploração inicial do tema é uma das fases da primeira etapa do processo de pesquisa – Reconhecimento e formulação do problema de pesquisa. Existe um tipo de pesquisa, chamada de exploratória, que é realizada geralmente no início de uma pesquisa e tem como objetivo compreender melhor um tema a fim de elaborar um planejamento mais efetivo.

    E) Certo. A pesquisa quantitativa é um tipo de pesquisa que geralmente está associada à mensuração quantitativa das escolhas de um grupo sobre determinado tema. Sua preocupação é mais numérica, de inferência, e oferece precisão estatística. Por meio dela, obtém-se grande volume de informações. Também pode servir para medir quanto o consumidor compra de determinada marca ou de determinado produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Lima, Alexandre Correa. Pesquisas de Opinião Pública: teoria, prática e estudos de casos. Novatec Editora. 2017.

    - Boletim Focus, do Banco Central: o que é e como impacta o mercado financeiro. Data: 22/06/2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/06/22/boletim-focus-do-banco-central-o-que-e-e-como-impacta-o-mercado-financeiro. Acesso: Maio de 2021.
  • Pesquisa quantitativa;

    Essa dava de ter uma noção pois, a única alternativa que fazia menção a qualquer coisa relacionada a números era essa. ( Pelo menos foi esse entendimento que tive)

    Qualquer erro só avisar !!!!!!!!!!

  • É tão óbvio que dá medo .

  • A pesquisa quantitativa tem o objetivo de verificar estatisticamente uma hipótese a partir da coleta de dados concretos e quantificáveis. Isto é, números. ... Isso quer dizer que um dos aspectos mais importantes para se desenvolver uma boa pesquisa quantitativa é definir uma amostragem de pesquisa.

    Fonte:https://blog.mettzer.com/pesquisa-quantitativa/amp/

  • Se busca medir quanto que o consumidor compra, então é medida quantitativa, pois ela que mensura a quantidade por meios de dados numéricos.

  • Pesquisas de tendência de mercado têm o objetivo de colher informações com os consumidores para projetar seu comportamento futuro. Para isso, você deve segmentar muito bem a amostra de respondentes para conhecer profundamente os consumidores que correspondem às personas do seu negócio.
  • Palavra-chave (medir e quanto), ou seja, medir a quantidade.


ID
5090740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O planejamento e o controle da produção sofrem com as incertezas associadas à demanda. Para algumas operações, a demanda é razoavelmente previsível, a curto e médio prazo, enquanto, para outras, a demanda assume certo nível de imprevisibilidade. Nesse contexto, a demanda previsível a curto e médio prazo, dentro de uma organização, é definida como

Alternativas
Comentários
  • Demanda dependente é aquela relativamente previsível porque depende de alguns fatores para acontecer. Um item é considerado de demanda dependente se o seu consumo puder ser programado internamente, ou seja, os itens da demanda dependente são usados na produção interna de outros itens. A quantidade programada para consumo depende das expectativas da empresa em relação ao comportamento do mercado, onde através de uma de um ou mais itens de demanda independente, a programação da produção é estabelecida. A demanda dependente procura fazer uma estimativa da demanda futura , prevendo os recursos que possam suprir essa demanda e tentando responder rapidamente se a demanda real não corresponder à prevista. Os itens da demanda dependente dependem da previsão de consumo dos itens de demanda independente e seus itens são as matérias-primas componentes dos produtos, e as peças para montagem.

    https://blogdaqualidade.com.br/demanda-dependente-e-independente/

  • E).Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras, por exemplo).

    C).Demanda latente: muitos consumidores podem ter necessidades não oferecidas por qualquer produto (ex. Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos). Há uma forte vontade do mercado por determinado produto/serviço. Também é caracterizado quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto equivalente é capaz de satisfazer plenamente.

    D) Demanda em declínio: Quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior. Toda empresa costuma se deparar com o declínio da demanda sobre seus produtos (ex. fiéis da igreja católica, carros que consomem muito combustível).


ID
5090743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Determinada fábrica produz três diferentes tipos de respiradores: um modelo premium, o padrão e uma versão econômica. O respirador de modelo premium tem maior qualidade e exige quatro horas para montagem. O modelo padrão necessita de três horas para sua montagem, e o modelo econômico, de uma hora para montagem. A área de montagem dessa fábrica possui disponibilidade de 450 horas por semana, e a demanda existente entre os respiradores é de proporção 2:2:1, para os modelos premium, padrão e econômico, respectivamente.

Com base nessas informações, assinale a opção que indica a quantidade de respiradores montados por semana na referida fábrica.

Alternativas
Comentários
  • 450 HORAS SEMANAIS

    DEMANDA 2:2:1 - PROPORÇÃO DE 2 PREMIUM PARA 2 PADRÃO PARA 1 ECONOMICO, OU SEJA, PARA 1 ECONOMICO SERÁ 2 PREMIUM E 2 PADRÃO.

    PREMIUM - 4 HORAS x 2 = 8 HORAS, PARA PRODUZIR A DEMANDA 2:2:1;

    PADRÃO - 3 HORAS x 2 = 6 HORAS, PARA PRODUZIR A DEMANDA 2:2:1;

    ECONOMICO - 1 HORA x 1 = 1 HORA, PARA PRODUZIR A DEMANDA 2:2:1;

    TOTAL DE HORAS PARA ATINGIR A DEMANDA TOTAL: PREMIUM 8H + PADRÃO 6H + ECONOMICO 1H = 15 HORAS PARA PRODUZIR A DEMANDA 2:2:1;

    LOGO, A QUANTIDADE PRODUZIDA SEMANALMENTE SERÁ: 450 HORAS SEMANAIS / 15 HORAS DEMANDA = 30 PEÇAS MONTADAS POR SEMANA.

    GABARITO LETRA "B"

  • Estranho porque a proporção é 2:2:1 ou seja 15 HRs seriam produzidas 5 unidas

    Ou seja:

    450/15=30

    30 Lotes de 5 Peças

    Total de peças na semana igual a 30*5= 150

  • Concordo com a Thaís. Vejam que se fossem mesmo 30 respiradores na proporção 2:2:1 seriam 12 do premium a 4 h cada, 12 do padrão a 3h cada e 6 do econômico a 1h cada, daria 12 x 4 + 12 x 3 + 6 x 1 = 90h, muito abaixo das 450h.

    • Sendo que em um lote de produção é produzido: 2 modelos premium, 2 modelos padrão e 1 modelo econômico, então por lote de produção são produzidos 5 peças (2+2+1=5)
    • Para a fabricação de um lote temos os seguintes gastos com hora de produção:
    • Premium 2un X 4horas = 8 horas
    • Padrão 2un x 3horas = 6 horas
    • Econômico 1un X 1 hora=1 hora

    Total de horas gastas por lote= 15 horas

    Considerando que temos disponível 450 horas, conseguiremos fabricar 30 lotes de respiradores (450/15horas=30).

    Ao meu ver a questão foi infeliz ao perguntar sobre quantidades de respiradores produzidos, visto que a quantidade de respiradores produzidos é descoberto multiplicando o quantidade produzida por lote (5un) pela quantidade de lotes que é possível ser produzido com as 450 horas (30 lotes); logo, temos que 30 lotes X 5 un = 150 respiradores.

    Qualquer erro, me avisem.


ID
5090746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Na gestão da produção, é comum a divisão de processos em operações de manufatura, levando-se em consideração as variáveis variedade e volume. Dessa forma, cada tipo de processo em manufatura implicará diferentes formas de organização das operações. Com efeito, as características associadas aos processos de projetos são

Alternativas
Comentários
  • Segundo Slack, processos de projetos são os que lidam com produtos discretos (um de cada vez), usualmente bastante customizados. Com muita frequência, o período de tempo para fazer o produto ou serviço é relativamente longo, como é o intervalo entre o concluso de cada produto ou serviço. Possuindo alta variedade de produtos e baixo volume de produção.

    Gab: letra D

  • Processos de projeto consiste na categoria de processos de manufatura que envolve produtos altamente customizados, geralmente únicos ou de baixo volume de produção e com início e fim de processamento bem definidos.

    Alternativa Correta: D


ID
5090749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando os produtos produzidos por diferentes tipos de processos em operações de manufatura.

I Processos geralmente aplicados a refinarias petroquímicas e siderúrgicas são considerados processo contínuos.
II A construção de submarinos e de aviões é considerada um processo de projeto.
III A restauração de móveis e o trabalho de alfaiates por encomendas são considerados processos contínuos.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I (correto)

    II (correto)

    iii (errado) - A restauração de móveis e o trabalho de alfaiates por encomenda são serviços de alta variedade e customização, podendo ser classificados como processos de Jobbing.

  • RTO - Obter recursos contra pedido (resource-to-order): A matéria prima só é adquirida após a confirmação dos pedidos. Um exemplo é a fabricação de móveis. O marceneiro só vai adquirir o MDF após fechar o pedido com os clientes.


ID
5090752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O arranjo físico de uma operação produtiva refere-se à distribuição física dos recursos transformadores do processo produtivo. Portanto, alterações no arranjo físico devem ser evitadas, uma vez que podem ser demoradas e de difícil operação, entre outros motivos. Considere que, em determinado arranjo físico, os recursos transformados não se movimentem entre os recursos transformadores e que quem sofre a transformação fique estacionário, enquanto os agentes e maquinários envolvidos no processo de transformação se movem, quando necessário.

Para a situação descrita, o melhor arranjo físico é o

Alternativas
Comentários
  • Arranjo físico

    Funcional: Conforma-se às necessidades e às conveniências das funções desempenhadas pelos recursos transformadores. Agrupa recursos com processos ou funções semelhantes: Loja de departamento, supermercado.

    Celular: Subdivide-se em partes específicas nas quais os recursos transformadores, utilizados em um determinado tipo de processamento, encontram- se agrupados. Recursos não similares são agrupados visando processar grupos de itens que requeiram etapas similares de processamento: maternidade em um hospital, loja dentro da loja.

    Posicional: Os recursos transformadores se movem na medida do necessário, enquanto quem sofre o processamento fica estacionário. O objeto fica posicionado e os recursos se deslocam até ele: construção civil, estaleiro, aviões de grande porte.

    Por produto: Os recursos transformadores são posicionados segundo a melhor conveniência do item que está sendo transformado. Processam grandes volumes com sequencia similar, as peças passam uma a uma, de uma etapa do processo a outra, a conexão entre as etapas é alta: linha de montagem de veículos, aparelhos eletrônicos.

  • quem sofre a transformação fique estacionário ➜ posicional


ID
5090755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O sistema JIT (just in time) é uma abordagem disciplinada que visa, entre outros objetivos, ao aumento da produtividade global. Nesse sentido, as três razões-chaves que fundamentam a filosofia JIT são

Alternativas
Comentários
  • As alternativas B, C, D e E mencionam aumento de estoque, o que vai de encontro ao conceito de Just in Time que pressupõe que a produção somente iniciará no ato do pedido, reduzindo os estoques e outros tipos de desperdício. Logo, a resposta correta é a letra A.


ID
5090758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com relação às técnicas e aos sistemas de planejamento e controle da produção, julgue os seguintes itens.

I O sistema de produção em massa possui como característica a preocupação com a diminuição de estoques a nível mínimo.
II O sistema JIT trabalha com processo de manufatura puxado.
III O sistema empurrado de produção apresenta menores riscos de obsolescência programada dos itens em estoque.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I (errado) - O sistema de produção em massa é uma estratégia de produção para compor estoques de forma a garantir que o prazo de envio para clientes seja mínimo.

    II (certo) - O Just In time (JIT) é uma estratégia de produção na qual a produção de um produto inicia após sua venda, reduzindo estoques e custos de processo. Essa estratégia

    III - O sistema de produção empurrada gera mais estoques entre processos e de produtos finais. Por isso, existe maior chance dos produtos passarem demasiado tempo em estoque e se tornarem obsoletos.


ID
5090761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Internet das Coisas promete uma revolução na indústria, em diversos aspectos. Essa tecnologia

Alternativas
Comentários
  • GAB: letra E

  • ‘Internet das Coisas’: entenda o conceito e o que muda com a tecnologia

    A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.

    Em resumo e análise das alternativas apresentadas, contribui rápida adaptação da produção, para que esta esteja em compasso com o mercado

    Alternativa E

     Siga minha assinatura para acompanhar novos comentários

    Questões de atualidades requer fontes seguras 

    Fonte: https:https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html

  • Quando se procura o significado de “internet das coisas' na web tem-se a seguinte resposta:

    “O conceito 'Internet das coisas' foi proposto em 1999, por Kevin Ashton, no Laboratório de Auto-ID do MIT (Massachussets Institute of Technology), onde se realizavam pesquisas no campo da identificação por radiofrequência em rede (RFID) e tecnologias de sensores. Atualmente, a expressão 'Internet das coisas' designa a conexão avançada de dispositivos, de sistemas e de serviços. Ultrapassa o conceito tradicional M2M do máquina a máquina e abarca uma ampla variedade de protocolos, domínios e aplicações." 

    Ou seja, internet das coisas é uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados .Objetos são mais ligados do que pessoas. Ela poderá ser útil, por exemplo, para automatizar a casa, além de permitir que se possa ter mais controle sobre os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. 

    Uma das alternativas indica uma afirmativa correta acerca desta nova tecnologia e sua utilização. As informações acerca do tema, além de publicações de caráter científico, estão disponíveis em plataformas digitais. 

    A) INCORRETA- A imprevisibilidade nas linhas de produção , em maior ou menor escala, existe sempre. Com ou sem internet das coisas. 

    B) INCORRETA- O comércio eletrônico funciona a partir da ligação entre o fornecedor e o consumidor. Não depende da internet das coisas. 

    C) INCORRETA- A radiofrequência, na verdade, é importante para o funcionamento da internet das coisas.

    D) INCORRETA- Ao contrário do que a alternativa propõe, a utilização de mão de obra humana tende a ser menor, embora mais e mais especializada. 

    E) CORRETA- A proposta é que a interligação das “ coisas" possa permitir uma adaptação mais rápida e mais fácil às necessidades do mercado.

    Gabarito do Professor: E

ID
5090764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Determinado trabalhador ficou incapacitado por 10 dias depois de um colega de trabalho, enraivecido, ter-lhe desferido golpe enquanto ambos operavam um equipamento de produção.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D, já que agressão resultante de disputa relacionada ao trabalho, aquipara-se a acidente do trabalho.

  • Colocando aqui o trecho da Lei 8213, para você não esquecer!

    Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

           I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

           II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de:

           a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;

           b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;

           c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;

           d) ato de pessoa privada do uso da razão; 

           e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

           III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade; 

           IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

           a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

           b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;

           c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado; 

           d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.


ID
5090767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à comunicação de acidentes do trabalho (CAT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Lei 8.213/91:

    Art. 22. A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.

    § 4º Os sindicatos e entidades representativas de classe poderão acompanhar a cobrança, pela Previdência Social, das multas previstas neste artigo.

  • “A Comunicação de Acidente do Trabalho está prevista no art. 22 da Lei 8.213/1991, que determina que “a empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o 1.º (primeiro) dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social”.

    Fonte: Livro da Mara Camisassa (2021)


ID
5090770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

O texto apresenta o conceito legal de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E) saúde do trabalhador.

  •  3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990


ID
5090773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho

Entre os determinantes da saúde do trabalhador, estão compreendidos os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais responsáveis pelas condições de vida e os fatores de risco laborais — físicos, químicos, biológicos, mecânicos e aqueles decorrentes da organização laboral — presentes nos processos de trabalho. Nesse sentido, o ruído e a poeira provenientes de uma operação de lixamento são considerados fatores de risco

Alternativas
Comentários
  • Seria Físico e Químico (ainda faltou informar o agente. Ex.: Sílica)


ID
5090779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca das principais tecnologias associadas ao cenário da Indústria 4.0, julgue os itens seguintes.

I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    IOT Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

    As maiores vantagens da computação em nuvem para empresas

    1 -> Mais agilidade nas mudanças tecnológicas

    2 -> Escalabilidade no uso dos serviços

    3 -> Redução de custos com infraestrutura interna

    4 -> Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos

    5 -> Maior segurança das informações

    Big Data

    Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.

  • I- A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q1696854): A Internet das Coisas é a "rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet, sem intervenção humana."

    II- A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q198970): "Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem".

    III- Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q933316): "Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise."

    Gabarito: E

  • Questão quentinha para PRF.

  • SINTO CAIR GOSTOSO NA PRF

  • Internet of Things (IoT)

    Do português - Internet das coisas - é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.

    Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

    [...]

    Exemplos de IoT:

    - Relógios que medem a temperatura e os batimentos cardíacos;

    - Máquina de café que pega wi-fi; e

    - Tênis que mede o tempo da corrida.

    [...]

    Questões:

    1} Em uma residência, caracteriza uma solução de IoT a instalação de um detector de fumaças capaz de gerar alertas em caso de fumaça e ser acionado, a partir de um smartphone, para iniciar um mecanismo de reação. (CERTO)

    2} A atual geração de dispositivos IOT (Internet das coisas) não foi concebida com foco em segurança do software, o que os torna candidatos prováveis a integrar gigantescas botnets que, entre outras atividades rentáveis, podem ser usadas para acelerar quebras de senhas para invadir contas online, minerar bitcoins e realizar ataques de negação de serviço sob encomenda. (CERTO)

    [...]

    ___________

    Fontes: Wikipédia; Questões da CESPE.

  • BIG DATA

     É definido como coleções de dados cuja sua quantidade é tão grande que é difícil armazenar, gerenciar, processar e analisar esses dados por meio de bancos de dados tradicionais.

    ➥ Nos dias atuais, as entidades são bombardeadas com um enorme fluxo de informações cruciais para suas atividades.

    ► Esses dados podem vir de fontes diferentes e podem ser de tipos diversos (estruturados, semiestruturados ou não estruturados).

    [...]

    ☛ Os dados possuem "5V's":

    Volume -> Grande quantidade.

    Variedade -> São variados.

    Velocidade -> São criados de uma forma extremamente rápida.

    Valor -> Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.

    Veracidade -> Devem ser verídicos, verdadeiros.

    [...]

    Velocidade

     Está relacionada com o fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo. É o que acontece com as postagens nas redes sociais.

    [...]

    Volume

     Está relacionado com a quantidade de espaço que é necessário para armazenar dados de big data. Geralmente, esses dados não irão caber, por exemplo, no seu computador de casa.

    [...]

    Variedade

     Está ligada ao fato dos dados possuírem diferentes naturezas. O big data não tem preconceito. Todo tipo dado é bem vindo. Seja ele estruturado ou não estruturado.

    [...]

    Variabilidade

     É a oscilação nos níveis dos dados colhidos e trabalhados. Como essas informações vêm de múltiplas fontes, dizemos que o nível é variável.

    [...]

    Viscosidade

     Tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.

    [...]

    Volatilidade

     Diz respeito às inconsistências nos dados ou à mudança de dimensões entre eles, já que vêm de vários tipos origens.

    [...]

    (CESPE – Papiloscopista da PF 2018)

     De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. (CERTO)

    _

    (CESPE – Agente de Polícia Federal 2018)

     Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)

    [...]

    RESUMO

    Grande banco de dados.

    Engloba todos os tipos de dados.

    Dados estruturados ou não estruturados.

    Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.

    [...]

    ___________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

     O conceito de IA está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente. IAs também podem “aprender por si mesmas” graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.

     A Inteligência Artificial (IA) também é um campo da ciência, cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma. Também está ligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias.

    [...]

    PONTO DE PARTIDA

    ➥ A ideia de IA com potencial de substituir o ser humano ou de automatizar determinadas atividades é, mais propriamente, uma visão desta última década, substituída pelo desenvolvimento de aplicações que ampliam ou complementam as habilidades cognitivas do homem, o que é denominado de inteligência ampliada.

    [...]

    COMO ELA FUNCIONA?

    ➥ Uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo:

    • O raciocínio;
    • A percepção de ambiente; e
    • A habilidade de análise para a tomada de decisão.

    [...]

    QUAL O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

    ➥ Como as IAs também podem “aprender por si mesmas”, graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, espera-se um futuro robotizado e com grandes surpresas para todos nós, tudo isso pelo fato de que possuem conhecimentos a serem explorados, muito além da capacidade de qualquer ser humano.

    [...]

    ___________

    Fontes: Blog Totvs Inovações; Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM

    É a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.

    Em outras palavras, é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador.

    Também, a "Cloud Computing", pode ser conceituada como uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} cloud computing permite a utilização de diversas aplicações por meio da Internet, com a mesma facilidade obtida com a instalação dessas aplicações em computadores pessoais.(CERTO)

    2} Cloud computing é uma instância direta da computação autônoma, porém, naquela, os sistemas necessitam ser gerenciados pelos profissionais de TI.(CERTO)

    3} A computação em nuvem é constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.(CERTO)

    4} Na computação em nuvem, diversos computadores são interligados para que trabalhem de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuam sistemas operacionais diferentes.(CERTO)

    5} Cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da Internet, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados.(CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Info Escola; Questões da CESPE; Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC.

  • Lembrando que as organizações estão cada vez mais se adaptando a computação em nuvem, pelos benefícios oriundos desta, como: redução no consumo de energia (servidores); trocas de informações mais amplas.

    Bons estudos!

  • SOBRE A ALTERNATIVA I) Questões que ajudam:

    1. A Internet das coisas (IoT), fusão de redes de informação e de redes físicas, permite monitorar operações ou processos por meio da comparação entre o que é executado e o que foi previamente planejado. CERTO.
    2. Redes wi-fi Bluetooth podem ser utilizadas para IoT, já NFC (near field communicationnão atende a demandas de IoT. ERRADONFC também atende demandas de IOT.
    3. Na IoT, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso. CERTO.
    4. Semântica: refere-se à habilidade de extração de conhecimento dos objetos na IoT. CERTO
    5. Computação: sensores coletam informações sobre o contexto em que os objetos se encontram e, em seguida, armazenam/encaminham esses dados para um armazém de dados, centros de armazenamento ou nuvem (cloud). ERRADO. Computação: inclui a unidade de processamento como, por exemplo, microcontroladores, processadores e FPGAs, responsáveis por executar algoritmos locais nos objetos inteligentes.
    6. A atual geração de dispositivos IOT (Internet das coisas) não foi concebida com foco em segurança do software, o que os torna candidatos prováveis a integrar gigantescas botnets que, entre outras atividades rentáveis, podem ser usadas para acelerar quebras de senhas para invadir contas online, minerar bitcoins e realizar ataques de negação de serviço sob encomenda. CERTA.

    Sobre a alternativa II) Questões que ajudam:

    benefícios da computação em nuvem

    •  Reduz os custos do usuário na aquisição de hardware e software;
    • Fornece diversos serviços de computação, dentre os quais, banco de dadosservidores e softwares;
    • Permite acesso remoto às informações;
    1. Uma das vantagens para a empresa que utiliza os serviços em nuvem é a redução de custos com manutenção e com consumo de energia elétrica. (c)
    2. Os possíveis benefícios relacionados ao uso da computação em nuvem nas organizações incluem a economia de energia elétrica. (C)

    Sobre a alternativa III)

    1. Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
    2. De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTA
    3.  Uma big data não engloba dados não estruturados, mas inclui um imenso volume de dados estruturados suportado por tecnologias como o DataMining e o DataWarehouse para a obtenção de conhecimento a partir da manipulação desses dados. ERRADA
    4. Em soluções Big Data, a análise dos dados comumente precisa ser precedida de uma transformação de dados não estruturados em dados estruturados. CERTA
  • Definição :

    big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.

  • A Internet das Coisas (IoT) permite a interconexão de objetos inteligentes, tais como smartphones, tablets, televisores e sensores sem fio, com os seres humanos, usando diferentes protocolos de comunicação através do desenvolvimento de uma rede heterogênea multimodal dinâmica. Neste sentido a convergência da tecnologia de IoT com o conceito de redes sociais fez surgir um paradigma chamado Internet das Coisas Sociais (SIoT). Na SIoT, os objetos imitam comportamentos de seres humanos e criam seus próprios relacionamentos baseado em regras estabelecidas pelos seus proprietários.

    Armazenamento em Nuvem

    Custo: A computação em nuvem reduz significativamente os custos de uma empresa, já que não precisa investir em servidores e computadores locais, que ficariam sem uso na maior parte do tempo.

    Elasticidade: Com o cloud computing é possível provisionar a quantidade de recursos que você realmente precisa, sabendo que pode aumentar ou diminuir instantaneamente, conforme a necessidade.

    Agilidade: A computação em nuvem proporciona a redução de tarefas, como configuração de hardware, correção de software entre outras.

    Escala global: Todas as informações podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Basta ter permissão e conexão à rede.

    Segurança: O cloud computing tem amplas tecnologias e controles que fortalecem segurança, ajudando a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.

    Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.

  • R: E - Todas estão corretas!

  • só tem fera

  • O q me pegou foi o pessoas
  • Acerca das principais tecnologias associadas ao cenário da Indústria 4.0:

    I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • GAB. E TODAS CORRETAS.

    I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • Internet of Things (IoT)

    ↳ Do português - Internet das coisas - é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.

    ↳ Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

    [...]

    Exemplos de IoT:

    - Relógios que medem a temperatura e os batimentos cardíacos;

    - Máquina de café que pega wi-fi; e

    - Tênis que mede o tempo da corrida.

    As maiores vantagens da computação em nuvem para empresas

    1 -> Mais agilidade nas mudanças tecnológicas

    2 -> Escalabilidade no uso dos serviços

    3 -> Redução de custos com infraestrutura interna

    4 -> Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos

    5 -> Maior segurança das informações

    big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.

    RESUMO

    ☑ Grande banco de dados.

    ☑ Engloba todos os tipos de dados.

    ☑ Dados estruturados ou não estruturados.

    ☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.

  • Trata-se de uma questão sobre novas tecnologias.

    Vamos analisar os itens.

    I - Correto. IoT é a forma de você conectar pequenos objetos físicos, ambientes, viabilizando a coleta e troca de dados entre eles. Um exemplo disso são as lâmpadas smart, ou seja, lâmpadas que possuem conexão com a internet e você pode fazer automação de sua casa, acionando as lâmpadas sem necessidade de ir até o interruptor. Idem para ar condicionados smart, você pode acioná-los remotamente antes de chegar em casa, por exemplo.

    II - Correto. Cloud Computing é um serviço de computação baseado na internet que permite se utilizar recursos de TI sob demanda, seja de processamento, de armazenamento, de aplicações, em um ambiente compartilhado e com o acesso feito através da internet. 

    III- Correto. Big Data é um termo da TI que versa sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados, o Big data permeia o conceito dos 3 "V"s, velocidade, volume e variedade.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • ESSA questão é uma verdadeira aula pai...

    Iot; tenha como exemplo as casas inteligentes.

    Computação em nuvem: traz uma economia no seu computador, digamos assim.

    Big data: trabalha com grandes informações...

    É básico e sem perder tempo esse resumo lúdico.

    bons estudos.

  • I- A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q1696854): A Internet das Coisas é a "rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet, sem intervenção humana."

    II- A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q198970): "Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem".

    III- Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q933316): "Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise."

    Gabarito: E

  • I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicosambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • todos os itens estão corretos

  • Foi so eu q n viu o " lll " ? kkkkk

  • Só não entendi a questão de conectar PESSOAS à rede.... Ou eu sou um robô e ainda não descobri isso ?

  • BIG DATA - REFERE-SE A UMA TECNOLOGIA E ARQUITETURA PROJETADAS PARA PROCESSAR VOLUMES MUITO GRANDES E COM GRANDE VARIEDADE DE DADOS, PERMITINDO ALTA VELOCIDADE DE CAPTURA , DESCOBERTA E ANALISE.

  • Minha contribuição.

    Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade. As ferramentas de Big Data são de grande importância na definição de estratégias de marketing. Com elas é possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões de negócios mais inteligentes. 

    Fonte: canaltech.com.br

    Abraço!!!