SóProvas


ID
5091145
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, uma série de ocorrências climáticas e ambientais tem sido divulgada pela mídia. [...] As alterações climáticas, sobretudo o aumento da temperatura mundial, têm preocupado näo somente cientistas, mas também governantes, políticos, organizações não governamentais, ambientalistas e a população em geral.

O fenómeno climático El Niño representa mudanças bruscas na circulação da atmosfera e consequentes alterações nos índices pluviométricos e nas temperaturas em quase todo o planeta.

Baldraia, André et. al. Ser protagonista. 3 ed. São Paulo: Edições SM., 2016, pg. 20-21.


O fenômeno El Niño exerce influência em todas as regiões brasileiras. Nesse sentido, assinale a correlação correta entre a região brasileira e as consequências desse fenómeno climático.

Alternativas
Comentários
  • El Nino - Aumento da temperatura dos mares, aumento da pluviosidade no sul. Seca no norte e nordeste. Prejuízos econômicos. De 7-7 anos. Inicio: Dez/Janeiro.

  • O texto associado aborda o fenômeno El Niño e o enunciado busca a alternativa que aponte corretamente as consequências por região brasileira deste.
    A) Ocorre a redução da pluviosidade o que devido a enorme presença de vegetação e ao grande calor equatorial aumenta a ocorrência de incêndios na região.

    B) Agrava a tradicional escassez hídrica do semiárido com queda brusca de precipitação e aumento de temperaturas.
    C) As chuvas aumentam mesmo, porém as temperaturas aumentam drasticamente.

    D) A pluviosidade aumenta de fato, porém durante o inverno ocorre um aumento significativo de temperatura.
    E) Devido a sua ação relacionada a circulação atmosférica ele causa o enfraquecimento dos ventos alísios subtropicais que normalmente ajudam a distribuir a umidade a outras partes do Brasil que acaba por concentra-se na Região sul criando grande aumento na pluviosidade local. Alternativa correta. 
     









  • Acrescentando aos comentários...

    El Nina faz o oposto. Esfria as águas do pacífico fazendo com que ocorra seca no sul e a massa polar atue com mais eficiencia ocorrendo as chamadas geadas ou friacas nas outras regiões do Brasil.

  • A influência do El Niño no Brasil:

    Região Norte – redução das chuvas nas porções leste e norte da Floresta Amazônica, caracterizando algumas estiagens cíclicas para a região da floresta e aumento de problemas com as queimadas.

    Região Centro-Oeste – aumento das chuvas durante o verão e elevação intensiva das temperaturas na segunda metade do ano, quando já faz muito calor.

    Região Nordeste – secas severas nas áreas centrais e norte da região Nordeste, afetando, principalmente, a região conhecida como Polígono das Secas, que passa a viver crises dramáticas relativas à escassez hídrica.

    Sudeste – Aumento das temperaturas durante o inverno e intensificação do regime de chuvas.

    Sul – Manifestação de chuvas torrenciais, muito acima das médias históricas para a região, além da intensificação das temperaturas.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm#:~:text=A%20atuação%20do%20El%20Niño,entre%20dois%20e%20setes%20anos.

  • O el Niño é um fenômeno decorrente do aquecimento anormal das águas do 

    Pacífico sul. No Brasil, causa aumento de chuvas na região sul e em partes 

    meridionais do sudeste e centro-oeste. Além disso, diminui as chuvas na 

    Amazônia e no nordeste.

  • Jennifer a seca é só no nordeste,não?
  • Norte, Nordeste = Menos Chuvas e Aumento da Temperatura

    Sudeste, Sul, Centro-Oeste = Aumento das Chuvas e Aumento das Temperaturas.

    GAB E.

  • Curiosidade...

    No ano de 2016 o fenômeno El niño, de acordo com vários institutos de meteorologia foi intenso, o que agravou os períodos de estiagem no Nordeste. É um fenômeno causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano pacífico sul, que causa desequilíbrios por todo o planeta.

    LETRA E