SóProvas


ID
5092090
Banca
Quadrix
Órgão
CREMERS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos princípios da Administração Pública, julgue os itens seguintes.


I As empresas públicas e as fundações não estão sujeitas ao princípio da eficiência, pois são pessoas jurídicas de direito público que não visam ao lucro.


II Enquanto os indivíduos, no campo privado, podem fazer tudo o que a lei não veda, a Administração Pública só pode atuar onde a lei autoriza, consoante o princípio da legalidade.


III As entidades paraestatais (empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas) não estão sujeitas aos princípios da publicidade.


IV A administração pública direta e a administração pública indireta submetem-se a princípios expressos pela Constituição Federal, entre os quais o da moralidade administrativa.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Art. 37, CF: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (...).

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Administração Pública = Lei permitir Privado = Lei não proibir
  • GABARITO - D

    I) A adm indireta e a indireta estão submetidas aos princípios.

    II) Legalidade para a administração > Subordinação da vontade: Só pode fazer o que está previsto

    Legalidade para o particular > Autonomia da vontade: Pode fazer tudo o que a lei não proíbe.

  • A presente questão trata dos princípios da administração pública.

     

    Passemos a analisar cada um dos itens apresentados pela banca:

     

    I – ERRADO – as empresas públicas e as fundações integram a administração indireta, devendo, portanto, observância a todos os princípios constitucionais aplicáveis à administração pública, inclusive ao princípio da eficiência, conforme dispositivo abaixo.

     

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte”.

     

    Ademais, as empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado que, em regra, visam o lucro, enquanto as fundações públicas podem ser de direito público ou de direito privado, e nunca possuem intuito lucrativo.

     

    II – CERTO – a assertiva traz o conceito clássico do princípio da legalidade: Enquanto os particulares estão livres para fazer tudo aquilo que a lei não proíbe (art. 5º, II da CF – autonomia da vontade), a Administração Pública somente pode fazer aquilo que a lei determina (ato vinculado) ou autoriza (ato discricionário).

     

    III – ERRADO – empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas são entidades administrativas integrantes da administração indireta, não se tratando de entidades paraestatais, como afirmado.

     

    Estas últimas são entidades privadas sem fins lucrativos que atuam objetivando a consecução de interesse público (Serviços sociais autônomos – sistema S, organizações sociais – OS, organizações da sociedade civil de interesse público – OSCIPs, organizações da sociedade civil – OSC etc.). Atuam, portanto, “ao lado” do Estado para consecução das finalidades públicas, não integrando a Administração Pública formal.

     

    Por fim, importante mencionar que as entidades paraestatais, ao celebrarem contrato com a administração pública, também devem observância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da publicidade e da eficiência na Administração Pública (CF, art. 37, caput).

     

    IV – CERTO – de fato, tanto a administração direita quanto a indireta estão submetidas aos princípios expressos na Constituição Federal, estando incluído nesta lista o princípio da moralidade administrativa. Vejamos:

     

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte”.

     

     

     

     

    Considerando que os itens II e IV estão corretos, o gabarito é a letra D.

     

     

     

     

    Gabarito da banca e do professor: D

  • Na afirmação III, a questão dá a entender que empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas - entre parêntesis, na assertiva - são entidades paraestatais. O que está incorreto. As paraestatais são referentes ao chamado terceiro setor: as OSs, OSCIPs, Serviços Sociais Autônomos - Sistema S (SESI, SENAI, SENAC), por exemplo.

    Também está errado que as EPs; SEMs e Fundações Públicas não precisam se submeter ao referido princípio.

  • Obrigada Ricardo! Iria comentar justamente isso rs
  • Só uma dúvida acerca da IV: "A administração pública direta e a administração pública indireta submetem-se a princípios expressos pela Constituição Federal, entre os quais o da moralidade administrativa."

    Mas e os Princípios Implícitos? Eles também observam? Obrigada.

  • Para aocp são paraestatais
  • I - ERRADA (Pois as empresas públicas e as fundações estão sim sujeitas ao princípio da eficiência, e são de direito público (no caso, as fundações tem personalidade jurídica pública e privada)

    III - ERRADA (Pois TODAS as entidades estão sujeitas a TODOS os princípios, sem exceções)