SóProvas


ID
5094022
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se conceituar ‘religião’ como um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos projetados para auxiliar a proximidade do indivíduo com o sagrado ou transcendental, e ‘espiritualidade’ como uma busca pessoal de respostas sobre o significado da vida e o relacionamento com o sagrado ou transcendente. Práticas, procedimentos religiosos e/ou espirituais e crenças correlatas constituem uma parte importante da cultura e dos esquemas mentais utilizados por pessoas e grupos para dar forma a determinados processamento de informações, interpretações e julgamentos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o bem-estar espiritual é uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais.

Neste contexto, analise as decorrentes afirmativas I e II abaixo, assinalando em seguida a alternativa correta:

I– Por considerar as experiências místicas e meditativas como processos mensuráveis e quantificáveis, com base nas evidências acumuladas na literatura e na prática médica, a OMS, por meio do grupo de Qualidade de Vida, incluiu em seu instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida o domínio Religiosidade, Espiritualidade e Crenças Pessoais com 100 itens.

I– A maioria dos estudos que investigou a relação entre a religiosidade/espiritualidade e a saúde mental revelou, por outro lado, e de um modo algo paradoxal, que níveis mais elevados de participação religiosa estão associados com menor bem-estar e saúde mental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Questão retirada na literalidade de um artigo.

    ''O interesse sobre a espiritualidade e a religiosidade sempre existiu no curso da história humana, a despeito de diferentes épocas ou culturas. Contudo, apenas recentemente a ciência tem demonstrado interesse em investigar o tema. No começo dos anos de 1960, os estudos eram dispersos e, nesse período, surgiram os primeiros periódicos especializados, entre os quais o Journal of Religion and Health. A partir dessa época, estudos realizados sobre espiritualidade e religiosidade em amostras específicas (por exemplo, enfermidades graves, depressão e transtornos ansiosos) mostraram pertinência quanto à investigação do impacto dessas práticas na saúde mental e na qualidade de vida (Propst, 1992; Azhar et al., 1995; Pargament, 1997; Koenig, 2001; Berry, 2002).

    O bem-estar espiritual é uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais (World Health Organization, 1998). Por considerar as experiências místicas e meditativas como processos mensuráveis e quantificáveis, com base nas evidências acumuladas na literatura e na prática médica, a Organização Mundial da Saúde, por meio do grupo de Qualidade de Vida, incluiu em seu instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida o domínio Religiosidade, Espiritualidade e Crenças Pessoais com 100 itens. Esse instrumento colaborou com outros estudos que identificaram correlações importantes ao conhecimento dos profissionais da saúde.''

    Referência: https://www.scielo.br/j/rpc/a/YFghx4LyPBm6vVMH78Z4h8J/?lang=pt

  • Nunca ouvi falar