- ID
- 231232
- Banca
- FUNCAB
- Órgão
- DETRAN-PE
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Ao realizarmos uma análise social, podemos dizer, de acordo com Pierre Bourdieu, que:
Ao realizarmos uma análise social, podemos dizer, de acordo com Pierre Bourdieu, que:
Julgue os itens a seguir, considerando a relação do indivíduo com
a cultura e as subjetividades atuais, à luz da abordagem da
psicologia social, institucional e psicanalítica.
Acerca da relação entre o indivíduo e a cultura, Freud evidencia a dessimetria das trocas entre ambos e o caráter repressivo da sociedade. Para ele, o mecanismo da sublimação permite que as forças de vida dos indivíduos sejam objetivadas e capturadas pelas diferentes expressões da cultura: produções científicas, artísticas e espirituais. O potencial de inibição, renúncia e tolerância embutidos na sublimação unem-se à repressão social imposta aos indivíduos, orientando-os a abdicar de seus reais desejos, a adaptar-se às frustrações de suas necessidades e a acomodar-se diante das imposições sociais, o que leva o indivíduo a sucumbir na autodepreciação e na culpabilização.
Julgue os itens a seguir, considerando a relação do indivíduo com
a cultura e as subjetividades atuais, à luz da abordagem da
psicologia social, institucional e psicanalítica.
Os atuais estudos teóricos da psicanálise se reduzem ao mundo interno do sujeito, considerando-o como determinante dos acontecimentos da realidade social. As práticas profissionais embasadas nessa visão consideram que a fragilidade egóica dos indivíduos é impedidora de uma consciência crítica, a única capaz de evitar a vulnerabilidade do indivíduo de ser capturado pela sociedade de consumo, quando este já internalizou, sem ajuizamento crítico, os modelos identificatórios forjados pela mídia, as idéias, os valores, os costumes da alienação presente na sociedade contemporânea.
Julgue os itens a seguir, considerando a relação do indivíduo com
a cultura e as subjetividades atuais, à luz da abordagem da
psicologia social, institucional e psicanalítica.
Na sociedade atual, assiste-se ao declínio da autoridade paterna e à obediência a padrões impostos pelos meios de comunicação de massa. Anteriormente, a internalização da norma social ocorria pela mediação da figura paterna, ou seja, em conflito e posterior aquiescência, às exigências do superego, como representante interiorizado da lei. Agora, o ego estrutura-se diretamente em contato com a realidade. A tirania não advém mais do outro humano idealizado e sim, da mercadoria fetichizada que sobrepõe o humano.
Agora o ego estrutura--se diretamente em contato com a realidade e a tirania passa a vir da mercadoria. Show essa questão!
Infelizmente a nossa sociedade passou do recalque para o gozo desenfreado, o que torna a concepção da própria sociedade como ineficaz de dar sentido a lei. Visto que, o que antes o que estava estancado no recalque agora quer ser vivenciado sem mordaça. A própria sociedade definha nesse processo animalesco de retorno às origens.
Selecione a alternativa que identifica qual é o produto da tradição familiar, transmissível culturalmente, sancionado (a) pelo consenso geral e que exige como condição básica a crença em sua eficácia e repetição constantes.
Considerando os aspectos psicológicos e culturais da morte, julgue o item .
Para o filósofo Schopenhauer, o homem é o único animal metafísico, e sua condição existencial lhe proporciona o privilégio de ser o único animal que sabe por antecipação da própria morte.
RESPOSTA: CERTO
"Schopenhauer (1788-1860) apresenta a morte como pedra chave para a filosofia. Enquanto a mesma permanece desconhecida o homem vive de forma tranquila e é o conhecimento de sua existência e a percepção de que se é finito que o torna temente ao tal evento. É possível acrescentar que as ideias metafísicas acalentam essa ideia de que um dia a matéria terá fim.
O animal vive sem conhecimento verdadeiro da morte: por isso o indivíduo animal goza imediatamente de todo caráter imperecível da espécie, na medida em que só se conhece como infinito da espécie, na medida em que só se conhece como infinito. Com a razão apareceu, necessariamente entre os homens, a certeza assustadora da morte. (Schopenhauer, 1788-1860, p.59)
Para o autor, a morte encontrará o homem por meios diferentes, contudo a forma como o indivíduo agirá, tem a contribuição significativa da religião ou da filosofia que segue. As diversas religiões espalhadas pelo mundo pregam olhares particulares a respeito da finitude do homem e de como este deve encarar a morte.
Schopenhauer (1788-1860) pontua que certas religiões ou filosofias não preparam o homem como de fato seria necessário, assim por vezes o mesmo apresenta conceitos que o tornam inseguro. “É, de fato, uma coisa questionável imprimir precocemente no homem, nesse assunto tão importante, conceitos fracos e insustentáveis, e assim torná-lo para sempre incapaz de admitir o que é mais correto e seguro.” (Schopenhauer,1788-1860,p.60).
A morte não pode ser considerada como um tema comum, verdadeiramente ela é algo temível pelo homem, por todo sofrimento intrínseco a perca tanto da vida como da presença de pessoas queridas. É perceptível a tristeza e o mal-estar causado pela perda dos que se ama e em várias sociedades é até condenável o fato de não se apresentar sofrimento diante da morte do outros. Portanto a ideia do fim da vida sempre presente nos indivíduos é uma das maiores aflições da humanidade.".
http://thanatosofia.blogspot.com.br/2012/02/arthur-schopenhauer-arthurschopenhauer.html
Considerando os aspectos psicológicos e culturais da morte, julgue o item .
No imaginário social, uma das enfermidades mais associadas à questão da morte na contemporaneidade é o câncer. No Brasil, o câncer ocupa posição de destaque no quadro sanitário nacional e está referido nas taxas de mortalidade como a principal causa de morte por doença entre adultos de 40 a 69 anos de idade.
O câncer não é a principal causa de morte entre adultos de 40 a 69
Gabarito: errado!
"As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) incluem as doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doença respiratória crônica, constituindo a maior carga de morbimortalidade no mundo e sendo responsáveis por 63% das mortes globais. Essas doenças acarretam perda de qualidade de vida, limitações e incapacidades.
As mortes por DCNT afetam predominantemente os países em desenvolvimento, nos quais cerca de um terço dos óbitos ocorrem em pessoas com menos de 60 anos de idade, enquanto nos países desenvolvidos a mortalidade prematura (faixa etária de 30 a 69 anos) corresponde a menos de 13% dos casos.
Fonte: https://www.scielo.br/pdf/rbepid/v22/1980-5497-rbepid-22-e190030.pdf
Considerando os aspectos psicológicos e culturais da morte, julgue o item .
As formas simbólicas como a morte se registra nos rituais e monumentos fúnebres permitem distinguir as principais figuras históricas da morte, cujo perfil singular foi traçado a partir das maneiras como diferentes sociedades assimilaram o fato bruto da morte, dando a ela uma significação cultural, e inscrevendo- a no sistema dos valores simbólicos que asseguram o funcionamento e a reprodução da ordem social.
Considerando os aspectos psicológicos e culturais da morte, julgue o item .
A percepção das vivências da morte e do morrer tem sofrido transformações ao longo do tempo histórico, acompanhando as transformações da sociedade no que diz respeito às atitudes diante da morte, evoluindo desde uma possibilidade impregnada de angústia, temor e aflição, que deve ser evitada a todo o custo, tal como na idade média, para uma experiência tranquila, natural e até mesmo desejada, tal como mais recentemente.
A percepção das vivências da morte e do morrer tem sofrido transformações ao longo do tempo histórico, acompanhando as transformações da sociedade no que diz respeito às atitudes diante da morte, evoluindo desde uma possibilidade impregnada de angústia, temor e aflição, que deve ser evitada a todo o custo, tal como na idade média, para uma experiência tranquila, natural e até mesmo desejada, tal como mais recentemente.
A todo custo sai muito caro. Inclusive o luto é algo importante a ser vivido.
a morte ainda não é uma experiencia tranquila e desejada pelo humano.
Considerando os aspectos psicológicos e culturais da morte, julgue o item.
O ritual funerário das sociedades da antiga Mesopotâmia não incluía o sepultamento ou a edificação de mausoléus e a representação pictórica e escultural, mas a incineração crematória. O cadáver não era conservado com as marcas de sua identidade, personalidade e inserção social, mas completamente consumido pelo fogo, destruído até as cinzas, as quais eram lançadas ao vento, ou nas águas dos rios, sendo o morto despojado de todos os seus traços identitários.
Gabarito: errado!
"Diversas culturas mesopotâmicas acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolviam uma série de rituais funerários. Geralmente os mortos eram enterrados com alguns de seus objetos pessoais e a tumba que abrigava o corpo poderia indicar a condição financeira do falecido."
Considerando os aspectos psicológicos e culturais da morte, julgue o item.
A diversidade cultural na relação com a experiência da morte é ilustrada também no ritual funerário e de cremação entre os antigos gregos. O mesmo gesto cultural de outros povos, embora as cinzas não fossem lançadas ao anonimato, mas cuidadosamente guardadas como memória dos mortos, os antigos gregos cremavam os mortos como sacrifício e expiação de tudo o que era mortal e perecível, e preparar a passagem dos mortos para outra condição de existência, a condição social de mortos.
De acordo com Furtado, O.: "...O repertório de 'idéias' de uma determinada cultura, de uma determinada nação, de um grupo social, tem como base o processo histórico do desenvolvimento das forças produtivas e, ao mesmo tempo, acaba influindo no próprio processo econômico, ou seja, no desenvolvimento das formas subjetivas de expressão desse processo de desenvolvimento." O autor está discutindo:
Em relação à atividade do Psicólogo Clínico, afirma-se
I- Atua na área específica de saúde, procedendo ao exame de pessoas que apresentam problemas intra e interpessoais, de comportamento familiar ou social ou com distúrbios psíquicos. Após o respectivo diagnóstico, inicia a terapêutica, empregando enfoque preventivo ou curativo e técnicas psicológicas adequadas a cada caso.
II- Atua junto a equipes multiprofissionais, identificando e compreendendo os fatores emocionais para intervir na saúde geral do indivíduo, em unidades básicas, ambulatórios, hospitais, tornando-o apto a resolver questões concernentes a sua intervenção social.
III- Atua junto a organizações comunitárias e em equipes multiprofissionais, diagnosticando, planejando e executando os programas no âmbito da saúde, do lazer, da educação, do trabalho e da segurança, para ajudar os indivíduos e suas famílias a resolver problemas e superar dificuldades.
IV- Atua na promoção de estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais e culturais, propondo intervenções clínicas.
As atividades coerentes com o Catálogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho (CBO) e com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia sobre as atribuições profissionais do Psicólogo estão contidas em
Multiprofissionais com "C" é demais!!! Se nem mesmo a banca organizadora de um concurso sabe escrever, estamos mal!!!
O texto sinaliza uma crítica contra a psicologia em geral, que tende a desconsiderar o homem como produto histórico-social.
O papel da psicologia seria a adequação do homem ao seu tempo, e à cultura vigente, reproduzindo a ideologia dominante de uma sociedade. errado
A autora critica a psicologia em geral, alicerçada pela ideologia dominante de uma sociedade.
A autora provoca uma reflexão sobre a importância, para a psicologia em geral, em compreender o homem como produto histórico-social.
A ideia que a autora passa é inversamente proporcional a alternativa "b", ou seja, é o contrário do que afirma a autora. Segundo seu ponto de vista, a psicologia desconsidera o ser histórico/social.
Leticia - tbem marquei a b. acho que se existe erro está na questao colonial - nao era essa.
Durante o período colonial, usavam-se práticas isoladas de exclusão - apesar de o Brasil não possuir grandes instituições de internação para pessoas com deficiência. As pessoas com deficiência eram confinadas pela família e, em caso de desordem pública, recolhidas às Santas Casas ou às prisões. (sobre a letra B)
Em 1854, foi fundado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos e, em 1856, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos. Durante o século XIX, apenas os cegos e os surdos eram contemplados com ações para a educação. (...) O Estado brasileiro foi pioneiro na América Latina no atendimento às pessoas com deficiência, ao criar, em 1854, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atual Instituto Benjamin Constant - IBC), e, em 1856, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES). Essas instituições, que funcionavam como internatos, inspiravam-se nos preceitos do ideário iluminista e tinham como objetivo central inserir seus alunos na sociedade brasileira, ao fornecer-lhes o ensino das letras, das ciências, da religião e de alguns ofícios manuais. (sobre a letra D)
fonte: http://www.bengalalegal.com/asprimeiras-historia-pcd
Eric Hobsbawm encerra seu livro sobre o século XX (A Era dos Extremos – O breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 2001), afirmando que não temos o mapa do futuro. Ou seja, não sabemos para “onde caminha a humanidade”. Ele se refere ao século XXI. E, nessas mudanças fantásticas e enigmáticas que estão ocorrendo e estão por vir, sem dúvida, a instituição família ocupa papel de destaque. Os novos métodos de reprodução, os bancos genéticos, a possibilidade de gerar um ser humano sem contato sexual, a distribuição de responsabilidades sobre as novas gerações, a tecnologia que faz a mediação das relações substituindo o contato face a face (via celular ou internet), tudo isso é novo dentro do contexto e classificação familiar; porém, para se falar em família, existem bases sólidas. Com base no contexto familiar, é INCORRETO afirmar que
A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.
questão difícil - alguem explica?
alguns pontos estudados:
(...) enquanto forem concebidos como direitos humanos universais em abstrato, os Direitos Humanos tenderão a operar como um localismo globalizado, e portanto como uma forma de globalização hegemônica. Para poderem operar como forma de cosmopolitismo insurgente, como globalização contra-hegemônica, os Direitos Humanos têm de ser reconceitualizados como interculturais. (Santos, 2006, p. 441-442)A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais, assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivin- dicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural.
Diferentes manifestações de preconceito, discriminação, diversas formas de violência – física, simbólica, bullying –, homofobia, intolerância religiosa, estereó- tipos de gênero, exclusão de pessoas deficientes, entre outras, estão presentes na nossa sociedade, assim como no cotidiano das escolas.
Análisando uma a uma:
a)A disponibilidade para diálogos, privilegiando a cultura ocidental. (não faz nenhum sentido, por a cultura ocidental como privilegiada)
b)A escolha do tema para o diálogo intercultural pelas culturas mais desenvolvidas. (qual seria o critério pra chamar uma cultura de mais desenvolvida??? também não tem sentido)
c) A concepção das culturas como entidades incompletas.
Segundo esse trecho do artigo a alternativa está correta:
"Todas as culturas são incompletas e problemáticas nas suas concepções de dignidade humana. Afirmar que nenhuma cultura é completa, que nenhuma dá conta de toda a riqueza do humano, leva-nos a, muito mais do que trabalhar com a idéia de uma cultura verdadeira e única, que tem de ser universalizada, desenvolver a sensibilidade para com a idéia da incompletude de todas as culturas e, portanto, da necessidade da interação entre elas. Nenhuma cultura dá conta do humano. “Aumentar a consciência de incompletude cultural é uma das tarefas prévias à construção de uma concepção emancipadora e multicultural dos direitos humanos” (Santos, 2006, p. 446)."
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf
d) O direito a sermos diferentes quando a diferença nos inferioriza.
e) O direito a sermos iguais quando a igualdade nos descaracteriza.
Tanto na d quanto na e dera uma misturada na frase do Boaventura "Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza."
“A cultura tem aparecido como um ‘molde’ da expressão de uma adolescência naturalizada pela pressão recebida no contexto de desenvolvimento atual ocidental e globalizado. Os adolescentes têm sido cada vez mais definidos por suas características sociais e econômicas e menos por sua aparência ou seu funcionamento físico e hormonal” (Habigzang, Diniz & Koller, 2014, p. 19).
Ao refletir o conceito de adolescência, o texto evidencia que:
Gab.: E) A adolescência é um fenômeno de forte caracterização cultural.
Oi!
Gabarito: E
Bons estudos!
-O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.
De acordo com Strey (1998, apud Bonin p. 58), sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade” para compreender o ser humano,
além de estudar seu corpo e sua origem animal, é necessário pesquisar, principalmente, como ele se constitui em um
contexto sociocultural. Considerando o enunciado anterior, analise as afirmativas sobre “Indivíduo Cultura e
Sociedade”, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cada indivíduo, ao nascer, constrói um sistema social através de seu encontro com as gerações já existentes e que
é assimilado por meio de inter-relações sociais.
( ) A primeira comunicação da criança recém-nascida com o outro seria através do choro. Esta ainda é uma expressão
direta do estado afetivo da criança não sendo, contudo, uma comunicação que envolva, neste momento, uma
representação mental.
( ) A sociedade com suas instituições, crenças e costumes não paira acima dos indivíduos, mas, sim, é constituída por
indivíduos. Trata-se de colocar a sociedade acima do ser humano unicamente, sendo uma rede de inter-relações
individuais em constante mobilidade.
( ) Cada indivíduo pode ser considerado como um nó em uma extensa rede de inter-relações em movimento. O ser
humano desenvolve, através dessas relações, um “eu” ou pessoa (self), isto é, um autocontrole “egoico”, que é um
aspecto do “eu” no qual o indivíduo se controla pela autoinstrução falada, de acordo com a sua autoimagem ou
imagem de si próprio.
A sequência está correta em
De acordo com Strey (1998, apud Bonin p. 58), sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade” para compreender o ser humano, além de estudar seu corpo e sua origem animal, é necessário pesquisar, principalmente, como ele se constitui em um contexto sociocultural. Considerando o enunciado anterior, analise as afirmativas sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade”, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cada indivíduo, ao nascer, constrói um sistema social através de seu encontro com as gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais.
( ) A primeira comunicação da criança recém-nascida com o outro seria através do choro. Esta ainda é uma expressão direta do estado afetivo da criança não sendo, contudo, uma comunicação que envolva, neste momento, uma representação mental.
( ) A sociedade com suas instituições, crenças e costumes não paira acima dos indivíduos, mas, sim, é constituída por indivíduos. Trata-se de colocar a sociedade acima do ser humano unicamente, sendo uma rede de inter-relações individuais em constante mobilidade.
( ) Cada indivíduo pode ser considerado como um nó em uma extensa rede de inter-relações em movimento. O ser humano desenvolve, através dessas relações, um “eu” ou pessoa (self), isto é, um autocontrole “egoico”, que é um aspecto do “eu” no qual o indivíduo se controla pela autoinstrução falada, de acordo com a sua autoimagem ou imagem de si próprio.
A sequência está correta em
No que concerne à relação cultura e subjetividade, é correto afirmar que:
Gabarito E.
Só caberia a dúvida nas alternativas C e E, porém o termo correto é TANATOLOGIA, logo só nos resta a alternativa E.
"Tanatologia = A palavra Tanatologia provém de: Thanatos = morte e Logos = estudo. Ou seja, o estudo da morte e do morrer, especialmente em seus aspectos psicológicos e sociais. Assim, a Tanatologia é a ciência da vida e da morte que visa entender o processo do morrer e do luto."
"Cuidados Paliativos = A filosofia dos cuidados paliativos aceita a morte como o estágio final da vida: ela afirma a vida e não acelera nem adia a morte. Os cuidados paliativos focam na pessoa e não na doença, tratando e controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado de seus entes queridos."
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
No movimento teórico e metodológico conhecido por
construcionismo social, encontram-se autores que
classificam a escola construcionista como “light” e “dark”.
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
São características do construcionismo social o
antirrealismo, o antiessencialismo e a ideia de que a
linguagem é uma forma de ação social.
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
Para o interacionismo simbólico, o sujeito é um produto
do meio social, demarcado por uma dimensão de
passividade na respectiva condição ontológica.
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
Para a teoria das representações sociais, o ato de
representar é uma mera reprodução do objeto alvo da
representação.
na representação, o sujeito reconstrói os objetos dados, pela interação com suas representações internas e externas
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
As representações sociais são geradas, segundo
Moscovici, com base em dois processos: a ancoragem e
a subjetivação.
Gabarito: errado!
Moscovici e Vignaux (2003) apresentam a hipótese de que as representações sociais originam-se de idéias-chave que permeiam o pensamento social, que possuem longa duração e estabilidade. Assim, as representações sociais ancoram-se a nesses temas antigos, os themata. Os autores comparam essas idéias-fonte a axiomas de teorias do senso comum, sendo as representações sociais neles ancoradas o equivalente a teoremas derivados.
Em relação ao funcionamento das representações sociais, Moscovici (1961) identifica dois processos principais: objetivação e ancoragem.
Dattebayo. ✌
ancoragem e objetivação...tratando-se respectivamente da integração do objeto dado, e da possibilidade de concretude e vivência deste como ele aparace
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
As minorias ativas, segundo Moscovici, consistem em
grupos ou indivíduos relativamente conscientes das
respectivas ações, que buscam causar impactos em
sistemas sociais, alterando normas e poderes
previamente considerados legítimos.
Gabarito A.
Questão retirada na literalidade de um artigo.
''O interesse sobre a espiritualidade e a religiosidade sempre existiu no curso da história humana, a despeito de diferentes épocas ou culturas. Contudo, apenas recentemente a ciência tem demonstrado interesse em investigar o tema. No começo dos anos de 1960, os estudos eram dispersos e, nesse período, surgiram os primeiros periódicos especializados, entre os quais o Journal of Religion and Health. A partir dessa época, estudos realizados sobre espiritualidade e religiosidade em amostras específicas (por exemplo, enfermidades graves, depressão e transtornos ansiosos) mostraram pertinência quanto à investigação do impacto dessas práticas na saúde mental e na qualidade de vida (Propst, 1992; Azhar et al., 1995; Pargament, 1997; Koenig, 2001; Berry, 2002).
O bem-estar espiritual é uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais (World Health Organization, 1998). Por considerar as experiências místicas e meditativas como processos mensuráveis e quantificáveis, com base nas evidências acumuladas na literatura e na prática médica, a Organização Mundial da Saúde, por meio do grupo de Qualidade de Vida, incluiu em seu instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida o domínio Religiosidade, Espiritualidade e Crenças Pessoais com 100 itens. Esse instrumento colaborou com outros estudos que identificaram correlações importantes ao conhecimento dos profissionais da saúde.''
Referência: https://www.scielo.br/j/rpc/a/YFghx4LyPBm6vVMH78Z4h8J/?lang=pt
Lev Vygotsky
É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade. <3
O sujeito influencia e é influenciado pelo meio.
Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.
Gabarito: D