SóProvas


ID
5095147
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, devem ser feitos e devidamente apurados. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992:

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

  • A questão exige o conhecimento dos atos de improbidade administrativa, que está intimamente ligada à moralidade no exercício da função administrativa, de forma ampla. Além disso, os atos de improbidade correspondem a uma ação ou omissão, praticada no exercício da função pública, sendo um ilícito de natureza civil e administrativa.

    Vamos às alternativas:

    A - correta. O art. 12 da lei nº 8.429/92 traz, em seus incisos, as penas para cada tipo de improbidade, e todos trazem a suspensão dos direitos políticos. A diferença é que cada ato ímprobo gera um período de suspensão dos direitos políticos. Veja:

    • Que importa enriquecimento ilícito: suspensão de 8 a 10 anos
    • Que causa prejuízo ao erário: suspensão de 5 a 8 anos
    • Que atenta contra os princípios da Administração: suspensão de 3 a 5 anos
    • Decorrentes da concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário: suspensão de 5 a 8 anos

    B - correta. Todas as categorias de atos de improbidade administrativa (previsão das penas no art. 12 da lei nº 8.429/92) preveem como punição a perda da função pública.

    C - incorreta. O erro está na parte final: o representante deve se identificar e informar seus dados, bem como deve apresentar as provas de que tiver conhecimento.

    Art. 14 lei nº 8.429/92: qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    Art. 14, §1º, lei nº 8.429/92: a representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    D - correta. Art. 11 lei nº 8.429/92: constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, e notadamente:

    II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

    IV - negar publicidade aos atos oficiais;

    V - frustrar a licitude de concurso público.

    Gabarito: C

  • GABARITO - C

    Em regra, a representação não pode ser anônima.

    Uma outra questão:

    Ano: 2012 Banca: CEPERJ Órgão: PROCON-RJ Prova: CEPERJ - 2012 - PROCON-RJ - Analista de Proteção e Defesa do Consumidor

    Nos termos da legislação que regulamenta os atos e as punições decorrentes da improbidade administrativa, é correto afirmar:

    A) A representação à autoridade administrativa sobre a existência de ato de improbidade pode ser anônima.

    ( )

  • O agente público não pode ser demitido por prática de ato de improbidade administrativa propriamente dito. Pode ser demitido, contudo, caso não apresente a declaração de bens exigida para a posse e o exercício no prazo indicado ou, ainda, por prestá-la falsamente.