SóProvas


ID
5097199
Banca
NC-UFPR
Órgão
FOZPREV
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte início de um texto retirado revista Galileu (11/2017):

Uma pesquisa comandada pelo neurocientista da Universidade de Cambridge, Taylor W. Schmitz, apontou o GABA, um neurotransmissor inibidor presente nos mamíferos, como fundamental para suprimir pensamentos e memórias indesejáveis.

Numere os parênteses, identificando a ordem das ideias para que o texto apresente lógica textual.

( ) Depois reuniram 24 jovens saudáveis e, enquanto eram monitorados pelo MRS, os colocaram para jogar. Com um controle com dois botões na mão, foram orientados a apertar um ou outro botão de acordo com as cores que apareciam.

( ) Para chegar à conclusão, os pesquisadores utilizaram um equipamento raro e caro, chamado ressonância magnética espectroscópica (ou MRS na sigla em inglês).

( ) O joguinho foi repetido com insistência, até que os participantes já apertassem botões sem nem pensar direito. Foi então que os pesquisadores introduziram um novo desafio: se a luz fosse acompanhada por um som, nenhum botão deveria ser apertado.

( ) As pessoas com maior presença do GABA no hipocampo – a região do cérebro responsável pela memória – foram as que se saíram melhor no teste.

( ) Com ele, além das imagens da atividade do cérebro, é possível identificar também a química que rola dentro da cabeça.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Vem UFPR!

  • Gabarito B -

    "( 1 ) Para chegar à conclusão..." ( pesquisa da Universidade de Cambridge, apontou o GABA, um neurotransmissor inibidor presente nos mamíferos,...)

    "( 2 )  Com ele, além das imagens da atividade do cérebro, ..."  ( ... um equipamento raro e caro, chamado ressonância magnética espectroscópica ... )

    Ao responder esses dois fragmentos você já elimina as demais alternativas, restando apenas a letra B.

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Uma dica que está funcionado pra mim é anotar os números, nesse formato

    ( x ) ( y ) ( z ) ( w ) ( S )

    Assim fica mais fácil pra não se perder

  • Nesse tipo de questão, a UFPR nunca coloca o texto original completo. A resposta certa é sempre um texto meio caolho.

  • Ainda bem que nas provas da UFPR não vem nessa formatação porca.

  • Sugestão:

    Reportem essas questões (usando o link "Notificar Erro" ali no lado direito) com texto amontoado, isso dificulta a análise.

  • Que zémaconha é essa que ela tá fumando?

  • galera pra acertar essas questões é uma boa ir eliminando as que não tÊm

    sentido

  • Para chegar à conclusão, os pesquisadores utilizaram um equipamento raro e caro, chamado ressonância magnética espectroscópica (ou MRS na sigla em inglês).

    Depois reuniram 24 jovens saudáveis e, enquanto eram monitorados pelo MRS, os colocaram para jogar. Com um controle com dois botões na mão, foram orientados a apertar um ou outro botão de acordo com as cores que apareciam.

    a questão 2 deve vir antes da 1 só pelo simples fato dá 2 explicar o MRS

  • A questão exige conhecimento de coesão e coerência e quer saber qual a sequência lógica dos termos em consonância com o texto exposto. Analisemos:

    Considere o seguinte início de um texto retirado revista Galileu (11/2017):

    Uma pesquisa comandada pelo neurocientista da Universidade de Cambridge, Taylor W. Schmitz, apontou o GABA, um neurotransmissor inibidor presente nos mamíferos, como fundamental para suprimir pensamentos e memórias indesejáveis.

    (3) Depois reuniram 24 jovens saudáveis e, enquanto eram monitorados pelo MRS, os colocaram para jogar. Com um controle com dois botões na mão, foram orientados a apertar um ou outro botão de acordo com as cores que apareciam.

    Aqui inicia a ação com o equipamento.

    (1) Para chegar à conclusão, os pesquisadores utilizaram um equipamento raro e caro, chamado ressonância magnética espectroscópica (ou MRS na sigla em inglês).

    O termo em sublinhado por mim inicia indicando como foi tirada a conclusão de que “um neurotransmissor inibidor presente nos mamíferos, como fundamental para suprimir pensamentos e memórias indesejáveis.”

    (4) O joguinho foi repetido com insistência, até que os participantes já apertassem botões sem nem pensar direito. Foi então que os pesquisadores introduziram um novo desafio: se a luz fosse acompanhada por um som, nenhum botão deveria ser apertado.

    Após reunirem as pessoas, começou um jogo com elas repetidamente.

    (5 ) As pessoas com maior presença do GABA no hipocampo – a região do cérebro responsável pela memória – foram as que se saíram melhor no teste.

    Por aqui, inicia uma conclusão do que aconteceu com as pessoas após o jogo.

    (2) Com ele, além das imagens da atividade do cérebro, é possível identificar também a química que r.o.l.a dentro da cabeça.

    Ele está se referindo ao “equipamento” trazido pela opção 1.

    Portanto, a sequência ficou assim: 3,1,4,5,2.

    Gabarito do monitor: B