SóProvas


ID
5098606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A respeito das técnicas, dos procedimentos e dos objetivos da auditoria interna no contexto da administração pública, julgue o item a seguir.

Faz parte da técnica da auditoria o cotejamento de informações obtidas de fontes independentes.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. O auditor pode correlacionar informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas. Essa técnica destina-se a confirmar a consistência mútua entre diferentes amostras de evidências coletadas.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    O auditor precisa cotejá-las para saber se as informações são coerentes entre si ou se há discrepâncias.

  • Certo

    Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (IN 01/2002): 10. É necessário observar a finalidade específica de cada técnica auditoria, com vistas a evitar a aplicação de técnicas inadequadas, a execução de exames desnecessários e o desperdício de recursos humanos e tempo. As inúmeras classificações e formas de apresentação das Técnicas de Auditoria são agrupadas nos seguintes tipos básicos

    VI. Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.

  • Gabarito: CERTO

    Após obter a informação, o auditor precisa cotejá-las para saber se as informações são coerentes entre si ou se há discrepâncias.

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-auditoria-governamental-tcdf/

  • Em qualquer auditoria, o auditor busca informações sobre o objeto, para verificar se este objeto está de acordo ou não com o critério aplicável.

    Na fase de Execução, uma das técnicas que o auditor utiliza para obter evidências é o cotejamento, também chamada de conciliação. 

    Nesta técnica, o auditor objetiva verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas (i), ou ainda o confronto dos registros mantidos pela entidade com elementos recebidos de fontes externas (ii);

    Nesta segunda acepção da conciliação, após obter a informação, o auditor precisa cotejá-las com outras informações obtidas de fontes externas, para saber se as informações são coerentes entre si ou se há discrepâncias.

    Resposta: Certo

  • gab. CERTO

    Cotejamento → ação ou efeito de cotejar, de fazer uma comparação entre uma coisa e outra, buscando encontrar as semelhanças e diferenças; cotejo, (...)

  • De acordo com o enunciado, o candidato precisa demonstrar conhecimento acerca das técnicas de auditoria denominada correlação das informações obtidas

    Trata-se do cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Banca lixo, cobra uma norma não prevista no edital e REVOGADA.

    Dá pra acertar a questão, mas isso demonstra o quão desatualizados são os professores de Auditoria Governamental que elaboram as questões.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 9 DE JUNHO DE 2017

    (...)

    Art. 4º Fica revogada a Instrução Normativa SFC/MF nº 01,de 06 de abril de 2001.