SóProvas


ID
5098612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A respeito das técnicas, dos procedimentos e dos objetivos da auditoria interna no contexto da administração pública, julgue o item a seguir.

A fiscalização é uma técnica de controle mais simples do que a auditoria e busca comprovar, entre outros aspectos, se os programas de governo correspondem às especificações estabelecidas.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A fiscalização é uma técnica de controle mais simples que a auditoria e visa comprovar se o objeto dos programas de governo existe, se corresponde às especificações estabelecidas, se atende às necessidades para as quais foi definido e se guarda coerência com as condições e características pretendidas, além de observar se os mecanismos de controle administrativo são eficientes.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    Artigo 4 do Decreto 3591/200.

    Art. 4 O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 1 A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    § 2 A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

    Essa questão extrapola os conhecimentos exigidos no edital de Auditoria Governamental.

    Já em relação a auditoria interna, o edital apenas exige “auditoria interna segundo o IIA”.

  • Gabarito preliminar: Certo

    Manual do SCI (IN 01/2002): "1. As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. As técnicas de controle são as seguintes:

    a) auditoria; e

    b) fiscalização

    Seção II – Auditoria

    1. A auditoria é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal.

    Seção III - Fiscalização 

    1. A fiscalização é uma técnica de controle que visa a comprovar se o objeto dos programas de governo existe, corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido e guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle administrativo são eficientes."

    *O manual explica o que é fiscalização e o que é auditoria, mas não afirma que uma é mais simples que a outra. Seria uma inferência da banca a partir das definições expostas acima?

  • A respeito das técnicas, dos procedimentos e dos objetivos da auditoria interna no contexto da administração pública, julgue o item a seguir.

    A fiscalização é uma técnica de controle mais simples do que a auditoria e busca comprovar, entre outros aspectos, se os programas de governo correspondem às especificações estabelecidas.

    GAB. DEFINITIVO "CERTO".

    JUSTIFICATIVA:

    A fiscalização é uma técnica de controle mais simples que a auditoria. Visa comprovar se o objeto dos programas de governo existe, corresponde às especificações estabelecidas; se atende às necessidades para as quais foi definido; e se guarda coerência com as condições e características pretendidas. Observa também se os mecanismos de controle administrativo são eficientes. O ato de fiscalizar é a aplicação do conjunto de procedimentos, capazes de permitir o exame dos atos da Administração Pública, visando avaliar as execuções de políticas públicas pelo produto, atuando sobre os resultados efetivos dos programas do Governo Federal na verificação e confirmação das metas executadas.

    Fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/tc_df_20_ace/arquivos/TCDF_ACE_JUSTIFICATIVAS_ALTERAO_MANUTENO_DE_GABARITO.PDF [QUESTÃO 81]

  • Esta questão é daquelas que extrapola o conteúdo do edital. Ela cobra os conhecimentos do artigo 4º do Decreto 3.591/2000, mesmo o Decreto não estando previsto no conteúdo do concurso.

    Apesar de ser uma questão para o TCDF, a banca cobra um Decreto federal, que não é aplicável nem ao TCDF nem mesmo à Controladoria do DF. Enfim, vai saber o que se passa na cabeça do examinador...

    Enfim, mas como não adianta brigar com a banca, segue o conteúdo do Decreto:

    Art. 4º O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 1º A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    § 2º A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

    Ou seja, segundo o Decreto, de fato, a fiscalização visa comprovar se os programas de governo correspondem às especificações estabelecidas. Justamente por este escopo menor da fiscalização, temos que a fiscalização é mais simples que a auditoria. 

    Resposta: Certo

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento do Decreto n.º 3.591, de 06 de setembro de 2000, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    De acordo com o decreto, a auditoria “visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado". Já a fiscalização “visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes".

    Em que pese não estar explícito no conceito, a atividade de fiscalização pode ser considerada mais simples do que a auditoria pelo fato de não haver a necessidade de avaliar a gestão pública.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • É por essas e outras que a CESPE perdeu e segue perdendo os grandes concursos de 2022!!