SóProvas


ID
5098618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto a controles internos e auditoria baseada em risco, julgue o item a seguir.

Publicado em 2004, o COSO II substituiu o COSO I como guia de melhores práticas na gestão de riscos e controles internos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O COSO II acrescentou ao COSO I.

    COSO I trata sobre controles internos;

    COSO II trata sobre gestão de riscos (que é mais abrangente).

  • COSO II aperfeiçoou o COSO I

    Bons estudos.

  • O COSO II não substitui o COSO I. São referenciais teóricos distintos, em que pese seja o COSO II "mais moderno". As normas de auditoria, por exemplo, citam o COSO I.

    ERRADO

  • Quanto a controles internos e auditoria baseada em risco, julgue o item a seguir.

    Publicado em 2004, o COSO II substituiu o COSO I como guia de melhores práticas na gestão de riscos e controles internos.

    GAB. DEFINITIVO "ERRADO".

    JUSTIFICATIVA:

    O COSO II não substituiu o anterior, mas incorporou as questões de controle interno e introduziu a gestão de riscos pelos novos componentes e elementos incorporados. Ademais, A atualização do COSO II em 2017 preservou os principais aspectos da versão anterior e tornou seu texto mais claro e abrangente. Além disso, essa versão inclui aspectos da cultura gerencial e da estratégia, com uma visão ampliada dos objetivos e dos níveis organizacionais, de modo que as organizações possam obter mais valor na realização do gerenciamento de riscos corporativos.

    Fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/tc_df_20_ace/arquivos/TCDF_ACE_JUSTIFICATIVAS_ALTERAO_MANUTENO_DE_GABARITO.PDF [QUESTÃO 83]

  • errada

    COSO-IC ou COSO I

    COSO-ERM ou COSO II

    (...) Vale lembrar que o COSO-ERM é uma evolução do COSO-IC, ou seja, abrange todo o escopo do modelo anterior e incorpora ferramentas complementares, como se vê na seguinte afirmação: “[o modelo COSO-ERM] não pretende substituir o modelo do controle interno [COSO-IC], mas sim incorporá-lo" (COSO, 2004). (...)

    fonte: https://portal.tcu.gov.br/planejamento-governanca-e-gestao/gestao-de-riscos/politica-de-gestao-de-riscos/modelos-de-referencia.htm

    COSO II não substituiu o COSO I, apenas melhorou, ou seja, incorporou controle interno e a gestão de riscos.

  • COSO I /1992 (foco no Controle Interno) = (3 tipos de objetivos "C.O.R" /// 4 níveis "S-U-D-N" //// 5 componentes "A.A.A.I.M") NÃO FOI SUBSTITUÍDO, ao contrário, foi APERFEIÇOADO, visto o COSO-II /2004 (ERM) direcionar o foco para a gestão de risco (4 tipos de objetivos "C.O.C.E" //// 8 componentes "A.F.I.A.R A.I.M" //// 4 níveis "S-U-D-N".

    OK ?

    Bons estudos.

  • O primeiro modelo apresentado pelo comitê foi a estrutura COSO Internal Control – Integrated Framework, em 1992, conhecido como COSO I e que versava sobre procedimentos referentes aos controles internos.

    No entanto, somente em 2004 foi apresentado um modelo específico ao gerenciamento de riscos, o COSO Entreprise Risk Management – Integrated Framework. Apesar de ser conhecido como COSO II, a estrutura voltada ao gerenciamento de riscos não é uma nova edição do COSO I (Controles Internos).

    Na realidade são estruturas que se complementam. Tanto é verdade que a última atualização do chamado COSO I ocorreu em 2013 e a do COSO II em 2017.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Coso I visava controle internos

    Coso II Visa mais os riscos

    Porem , como disse os colegas, o II não substituiu o I