SóProvas


ID
5098774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a teoria keynesiana e os principais agregados existentes no sistema de contas nacionais, julgue o item subsecutivo. 

Aumento da velocidade de circulação da moeda provoca um deslocamento na função consumo e, consequentemente, na demanda agregada.

Alternativas
Comentários
  • Se houver aumento da velocidade de circulação da moeda, teremos aumento do número de transações na economia, o que impulsiona a demanda por moeda no motivo transação.

    Isso aumentará o consumo, impactando a DA.

  • Acho que a referência é ao modelo IS-LM. Se a mesma quantidade de moeda roda mais vezes, a soma do valor das transações sobe e o consumo sobe.

    Q1293168 - Em um país que apresenta alta taxa de inflação porque a oferta agregada é insuficiente para atender a demanda agregada, uma medida de política governamental que pode estabilizar a economia é a diminuição dos gastos públicos.

    Meu resumo sobre como pode ocorrer Demanda Agregada:

    • Se a Oferta Agregada é insuficiente para atender a Demanda Agregada temos Excesso de Demanda.
    • Aumento da oferta monetária é uma política monetária expansionista, o que aumenta Demanda Agregada.
    • Choques de oferta, como a quebra de colheitas agrícolas, são causas de inflação, que se manifesta pelo lado da oferta agregada.
    • Redução dos impostos é uma política fiscal expansionista, o que aumenta a Demanda Agregada.
    • Diminuição dos gastos públicos é uma contração fiscal. Ou seja, com isso o governo consegue reduzir a Demanda Agregada e acaba estabilizando a economia.
    • Aumento continuado de oferta de moeda pode ser causa de inflação, que se manifesta pelo lado da demanda agregada.
    • Se a economia estiver operando com déficit em transações correntes e com orçamento público equilibrado, então a poupança privada estará inferior ao investimento agregado.
    • Quando o governo resgata títulos e coloca dinheiro na economia temos uma política monetária expansionista, o que aumenta Demanda Agregada.
    • Caso o governo desvalorize a taxa de câmbio, irá aumentar as exportações, o que aumentaria a Demanda Agregada.
    • A demanda agregada não é igual à soma das demandas individuais.

     

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. A alteração na velocidade de circulação da moeda afeta a curva de demanda por moeda e, portanto, o efeito é sobre a curva LM, e não sobre a curva IS. Sendo assim, não há alteração na função consumo agregada.

  • Gab. E

    Um aumento da velocidade de moeda — o número de giros que a moeda realiza, em certo período — tem efeito imediato no aumento da renda nacional.

    Bom, esse aumento de renda — e da demanda de moeda (Md), porque Md = ky + f(i) —  deslocará a curva LM para a direita (característica de política monetária expansionista). Vale lembrar também que haverá maior taxa de juros de equilíbrio no mercado financeiro, caso a questão perguntasse.

    Já quanto à função consumo, acredito que somente teremos movimento ao longo da curva de consumo (e não deslocamento, como sugerido pela questão). Haveria mudança na função consumo se houvesse alteração no consumo autônomo (a) ou propensão marginal a consumir (b), pois a função consumo é representada algebricamente por C = a + by. Ou seja, para alterar a função, temos que mexer nos coeficientes da função.

    Por fim, com aumento do Consumo (C), devido ao aumento da renda (y), tem também o aumento da Demanda Agregada, porque esta é a somatória do C + I + G +X -M.

    Se estiver me equivocado, peço encarecidamente que me enviem Mensagem.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • 08/06/21 - Pelas respostas dos colegas temos como resposta tanto Errada como Certa ou estou enganado?!..!

    Acho que vale um comentário do Prof. Jethro.

    abs

  • Comentários: "A teoria keynesiana considera a velocidade de circulação da moeda fixa. Por isso, já considero a questão errada. Contudo, se admitíssemos a quebra dessa premissa, teríamos um deslocamento da curva LM, com efeito semelhante ao aumento da oferta monetária. Ou seja, mesmo assim, não é o deslocamento da função consumo que provoca a elevação da demanda agregada, mas sim o aumento da oferta monetária que reduz os juros, elevando os investimentos e, aí sim, elevando a demanda agregada".

    Fonte: Prof. Celso Natale

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-e-comentario-das-questoes-de-economia-do-tcdf-ace/

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre velocidade da circulação da moeda.

    E já aviso: questão polêmica.

    A velocidade de circulação da moeda é uma variável decorrente da Teoria Quantitativa da Moeda (TQM). Segundo a TQM, temos:

    MV = PY, onde:

    M = quantidade de moeda;
    V = velocidade de circulação da moeda;
    P = nível geral de preços;
    Y = produto real da economia.

    Quando há aumento na velocidade da circulação de moeda (aumento do V), isto significa que está havendo mais transações na economia.

    E é aqui onde está a polêmica.

    O CESPE considerou esta questão como errada, pois argumenta que este maior aumento na velocidade de circulação implica num maior aumento da demanda por moeda (pois as pessoas demandam mais moeda para poder fazer mais transações).

    Sendo este o caso, um aumento na velocidade da moeda teria um efeito sobre a curva LM. Só que a função consumo é relacionada com a curva IS e não com a curva LM.

    Dessa forma, como o impacto do aumento da velocidade é na LM (e não na IS), não haveria alteração/deslocamento na função consumo.

    Por isso, o CESPE deu o gabarito como errado.

    Mas discordo de forma contundente pra caramba da banca.

    Isto porque, de fato, quando há aumento na velocidade da circulação de moeda, isto significa que está havendo mais transações na economia. Assim, as pessoas estão demandando mais moeda para fazer mais transações. E o que significa mais transações na Economia? Isso mesmo: maiores compras de bens/serviços.

    E, se houver mais compras de bens/serviços, há impacto na função consumo e, também, na demanda agregada.

    Portanto, no meu ponto de vista, a questão está correta.

    Mas é importante ressaltar que considerar a afirmação da questão certa não significa dizer que o simples aumento da velocidade de circulação da moeda (V) ou do estoque de moeda (M) eleva o produto da economia, sobretudo de forma sustentável porque a variável de ajuste do outro lado da equação pode vir a ser o nível de preços (P) [lembremos que a TQM é uma tautologia]. No entanto, não é ao crescimento sustentável a que a questão se refere, mas apenas ao deslocamento da função consumo e o consequente impacto na demanda agregada.

    Para ficar claro: o aumento de V impacta a função consumo e na demanda agregada, mas não isso não ocorre de forma sustentável. Como a questão não falou nada sobre crescimento sustentável, o mais adequado seria o CESPE ter considerado a questão como correta.

    Seja como for, o CESPE considerou a questão como errada.


    Gabarito da Banca: ERRADO.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Não precisa mexer com a LM. A resposta é mais simples que isso. A questão está errada porque a velocidade de circulação da moeda está relacionada com a Teoria Quantitativa da Moeda (TQM). Essa teoria é utilizada pela escola Clássica em sua definição de demanda agregada. A teoria Keynesiana define sua demanda agregada sem a TQM.

  • Eu vi a questão pela ótica da TQM também.

    Pra mim falar que aumento de velocidade implica em aumento de consumo não faz o menor sentido.

  • Acho que o erro da questão é a causalidade... é o aumento da demanda agregada que "provoca" o aumento da velocidade da moeda e não o contrário.