Certo
A rotação do ativo também é denominada de Giro do Ativo (GA)
ROI= ML x GA
Onde ROI = Rentabilidade dos Investimentos;
ML = Margem Líquida.
ROI Beta Inicial = 10% x 3 = 30%
Se GA Beta cair 50%, ela será 1,5 (3 –50% x 3).
Para que o ROI continue o mesmo (30%), a margem de lucro terá que ser o dobro da inicial (20%)
ROI Beta Final = 30% = ML x 1,5 →ML = 20%
Abaixo é uma explicação sobre o Giro do Ativo, não sobre a questão.
O giro do ativo é um parâmetro contábil que liga o total das vendas produzidas com o ativo da empresa com a sua receita líquida. Como o nome sugere, é ele quem mostra quantas vezes o ativo da companhia girou no período analisado.
Seu objetivo é analisar a eficiência no uso dos (bens, investimentos, estoque, entre outros) e medir se eles estão sendo utilizados de forma devida para produzir riqueza e para o negócio.
Com isso, ele possibilita definir métricas e mudanças nos processos e estratégias para que seja possível atingir todo o potencial do ativo para que ele crie mais lucro.
O giro do ativo tem como uma de suas principais funções a de mostrar para as empresas como o seu ativo tem sido utilizado ao longo do exercício. Aqui, é importante lembrar que o ativo de uma empresa tem como principal missão gerar riqueza para a organização.
Portanto, a forma como ele é utilizado dentro dela é o que demonstra se a empresa é capaz ou não de gerar o máximo de e lucro possível das suas operações. Por esse motivo, quanto maior for o resultado final do giro do ativo, mais eficiente a companhia é em utilizar os seus ativos.
Entretanto, é importante lembrar que esses números costumam variar – e muito – dependendo do segmento de atuação da empresa. Independentemente do setor, todas as organizações buscam ter um giro do ativo crescente e constante.
Além disso, mensurar o desempenho e o bom uso do ativo da empresa é de grande valia para a estruturação de uma organização eficiente. Ele indica a relação entre o crescimento da empresa e a necessidade de investimento de capital.
Como vimos, o giro do ativo (GA) é uma comparação de quanto a empresa vende – seja em produtos ou serviços – em relação ao total de ativos que ela possui.
Isso faz com que a fórmula para realizar o cálculo do giro do ativo seja a seguinte:
- GA = Receita Líquida / Total médio de ativos
Nesse sentido, a receita líquida representa o quanto a empresa vendeu nos últimos 12 meses após o desconto de valores como devoluções, impostos sobre as vendas ou atividades, reembolsos, entre outros.
O total médio de ativos é exatamente o que o nome representa: a média dos últimos 12 meses do total de ativos que a empresa possui.