-
JUSTIFICATIVA: ERRADO. O coeficiente beta é usado para medir o risco não diversificável. É um índice que mede a relação entre o retorno de um ativo em relação ao retorno do mercado. O ativo que possui maior risco é aquele cujo valor de beta é maior, o que, no caso em tela, corresponde ao ativo A. Sendo assim, o ativo A é mais arriscado que o ativo B.
-
Para mim, isso é matéria de finanças corporativas
-
errada
A é mais arriscado que o ativo B
O cálculo do CAPM (Modelo de Precificação de Ativos Financeiros) pega parte dos riscos do investimento, com a parte livre de riscos, ou menos arriscada possível.
A fórmula do CAPM é a seguinte: E(R) = Rf + β (Rm – Rf)
E(R) - retorno esperado que o modelo CAPM busca calcular.
Rf - taxa de juros livre de risco;
β - Índice Beta, que indica o risco associado ao investimento;
Rm - taxa de remuneração do mercado.
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o risco de ativos na carteira.
Bom, uma dos grandes avanços proporcionados pelo CAPM foi o acréscimo do fator Beta, que representa o grau de sensibilidade do ativo em relação ao mercado.
Em outras palavras, o Beta é uma medida de risco. Quanto maior o Beta, mais o ativo varia em relação ao mercado como um todo. Ou seja, quanto maior o Beta, maior o risco associado ao ativo.
Assim, como o Beta do ativo A é de 1,5 e o Beta do ativo B é de 1, temos que o Beta do ativo A é maior, o que significa que o ativo A é MAIS arriscado que o ativo B.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
alguém explica melhor
-
ERRADA
O Coeficiente beta ( β ) é um índice que mede o retorno de um ativo em relação ao retorno do mercado.
Ativos com beta maior do que 1 são mais arriscados do que a média, e ativos com beta menor do que 1 são menos arriscados do que a média. Já os ativos com beta igual a 1 têm o mesmo risco do mercado.
Como o Beta do Ativo A (β=1,5) é maior do que o Beta do Ativo B (β=1,0), o Ativo A é mais arriscado que o Ativo B, e o retorno exigido do capital A (Rcp=10%) é maior que o retorno exigido do capital B (Rcp=8%), pois o investidor exige maior retorno do ativo com maior risco.