SóProvas


ID
5098933
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“De acordo com Guerra (2012, p. 43) – apoiada em Heller (1989) –, o cotidiano é ‘uma das esferas da vida social’, é ‘o lugar da reprodução dos indivíduos, sendo por isso um espaço ineliminável e insuprimível’. É no espaço do cotidiano que o assistente social desenvolve sua prática profissional e, por conta de suas próprias características, sabemos que sua estrutura, muitas vezes, limita e dificulta as possibilidades desse profissional. Cotidianamente os assistentes sociais recebem uma série de demandas heterogêneas que exigem respostas imediatas, fazendo com que sua apreensão seja quase irrefletida. Por isso, muitas vezes, ‘o exercício profissional passa a se restringir ao cumprimento de rotinas institucionais, metas de produtividade, critérios de elegibilidade, e o profissional passa a responder mecanicamente no âmbito das determinações da instituição’.”

(Guerra, 2012, p. 45.)


Paula (2104), apoiando-se em Guerra (2012), ressalta os elementos que incidem na intervenção profissional do assistente social. Esta autora apresenta quatro características do cotidiano de trabalho do profissional de serviço social; analise-as.


I. As demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção totalmente às mesmas. Dada esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos.


II. É a ‘característica dominante da vida cotidiana’ (Heller, 1989, p. 29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas.


III. As ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos.


IV. Considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade de vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo.


De acordo com o pensamento de Guerra, obedecendo à ordem dos conceitos descritos, assinale os elementos que incidem na intervenção profissional do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    Guerra (2012) aponta para a necessidade de utilização de instrumentos e de procedimentos que possibilitem a apreensão da realidade para além da imediaticidade. Como o exercício profissional se dá no cotidiano, desvendar a estrutura desse cotidiano é um procedimento necessário para problematizar a concepção instrumental da intervenção profissional.

    Assim, a autora cita algumas características e procedimentos que condicionam o exercício profissional e acabam empobrecendo a dimensão técnico instrumental. Características:

    • heterogeneidade: as demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção total às mesmas. Dada a esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos;
    • espontaneidade: é a “característica dominante da vida cotidiana”. Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas.
    • imediaticidade: as ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos;
    • superficialidade extensiva: considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade da vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo.