I.LAYOUT
Definido de maneira simples como sendo o arranjo de homens, máquinas e materiais que permita a integração do fluxo típico de materiais, da operação e dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano, para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo de economia e rendimento.
Obs.: em suma, queremos reduzir custos, aumentando a capacidade de atender as demandas solicitadas.
Fatores a ser considerados para layout
• Produto (material): todas as caracteístcas do material como dimensão, formato etc.
• Quantidade (demanda): quanto do material é necessário armazenar durante um período, o que depende do fluxo, do consumo do material.
• Roteiro (fluxo): como o material chega, é armazenado e como sai depois, sendo distribuído.
• Sistema (métodos de armazenamento).
• Tempo de estocagem: podem ser sistemas informatizados, manuais, métodos de recebimento etc.
II. O inventário em si consiste no levantamento físico ou contagem dos materiais para que os dados obtidos sejam comparados ao registro efetuado pela instituição. Desta forma, inventariar os bens significa certificar-se de que as
informações constantes no controle da instituição refletem a realidade.
III. - Embalagens de proteção Ao longo das atividades de movimentação e armazenagem de materiais, as embalagens detêm papel fundamental na conservação e proteção do produto.
Em termos da função exercida por uma embalagem, há três categorias passíveis de classificação:
• Embalagem primária: é aquela que possui contato direto com o material. Por exemplo, a caixa de tetrapak1 que reveste um litro de leite é um exemplo de embalagem primária.
• Embalagem secundária: atua como proteção e acondicionamento racional das embalagens primárias. Uma caixa de papelão que contenha oito litros de leite é uma embalagem secundária.
• Embalagem terciária: empregada para facilitar os processos de movimentação e embalagem de materiais. Um palete com 10 caixas de papelão (cada uma com oito litros de leite) é um exemplo de embalagem terciária.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a armazenagem de materiais. Neste caso, julguemos as afirmativas apresentadas.
I. correta. "A armazenagem de materiais pode ser entendida como a atividade de planejamento e organização das operações destinadas a manter e a abrigar adequadamente os itens de material, mantendo-os em condições de uso até o momento de sua demanda efetiva pela organização. Uma armazenagem racional tem por objetivo principal a minimização dos custos a ela inerentes e a rápida disponibilização dos materiais necessários para o funcionamento da instituição."
II. correta. "O processo de armazenagem deve maximizar a utilização dos espaços, utilizando-o da maneira mais eficiente possível; facilitar o acesso a todos os itens de material; proteger os itens estocados, de forma que sua manipulação não incorra em danos; prover um ambiente cujas características não afetem a qualidade e a integridade dos itens estocados; e apresentar um arranjo físico que possibilite o uso eficiente de mão-de-obra e de equipamentos."
III. correta. "Os materiais de armazenagem complexa podem exigir uma infraestrutura de guarda especial, incluindo, entre outros recursos, equipamentos de prevenção de incêndio; ambientes climatizados (câmaras frigoríficas etc.); ambientes com controle de temperatura e umidade (paióis de munição etc.); e uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos colaboradores que lidam diretamente com esses materiais. De posse da informação do tipo de armazenagem que é demandada pelo material (simples ou complexa), cabe ao gestor de almoxarifado adotar um critério de guarda dos materiais."
Todos os conceitos apresentados acima estão corretos, dispensando, inclusive o acréscimo de maiores informações.
GABARITO: D