SóProvas


ID
5100238
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação ao marketing em bibliotecas, analisar a sentença abaixo:


O marketing em unidades de informação [bibliotecas] pode ser entendido como uma filosofia de gestão administrativa, na qual todos os esforços convergem em promover, com a máxima eficiência possível, a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação. É o ato de intercâmbio de bens e satisfação de necessidades (1ª parte). No contexto das bibliotecas, assim como nas organizações sociais não governamentais, o que está em jogo é apenas o retorno financeiro sobre o investimento nas estratégias do marketing comercial (2ª parte). As organizações que utilizam as mídias sociais como ferramentas para a implementação de suas estratégias de marketing estão presenciando a possibilidade de se manterem tecnologicamente atualizadas e mais próximas de seus públicos, como os nativos digitais, que estão vivenciando cada vez mais o uso da internet por meio de dispositivos móveis (3ª parte).


A sentença está

Alternativas
Comentários
  • Conforme Silva (2019, p. 129-130):

    Segundo Ottoni (1995, p. 1):

    O marketing em unidades de informação pode ser entendido como uma filosofia de gestão administrativa na qual todos os esforços convergem em promover, com a máxima eficiência possível, a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação. É o ato de intercâmbio de bens e satisfação de necessidades.

    No contexto das bibliotecas então, assim como nas organizações sociais não governamentais, o que está em jogo não é o retorno financeiro sobre o investimento nas estratégias do marketing comercial, mas é, como na proposta do marketing social, a mudança soci-al, a “[...] geração de um benefício à sociedade pela promoção de uma causa, ideia ou com-portamento social” (COBRA, 2015, p. 484), ou seja, o acesso universal à informação e o in-centivo à leitura.

    Assim sendo, as organizações que lançam mão do uso das mídias sociais como ferra-mentas para a implementação de suas estratégias de marketing estão presenciando a possi-bilidade de se manterem tecnologicamente atualizadas e mais próximas de seus públicos, como os nativos digitais, que estão vivenciando cada vez mais o uso da internet por meio de dispositivos móveis.

    Gab. C

    SILVA, Carlos Robson Souza da. Biblioteca híbrida: o QR Code e o movimento booktuber como re-cursos de promoção da literatura. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 126-139, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/download/6299/5874

  • Complementando:

    Identificando o erro:

     contexto das bibliotecas, assim como nas organizações sociais não governamentais, o que está em jogo é apenas o retorno financeiro sobre o investimento nas estratégias do marketing comercial (2ª parte).