SóProvas


ID
5100337
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito das Constituições brasileiras, analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Questão maldosa demais!! Mas dá pra fazer por eliminação se ler todas as alternativas com calma, uma vez que as demais estão totalmente corretas...

  • A questão exige conhecimento acerca da temática de teoria da constituição relacionada ao constitucionalismo brasileiro, em especial no tocante a evolução histórica das constituições brasileiras. Analisemos as alternativas, para encontrar a incorreta:

     

    Alternativa “a": está correta. A constituição de 1824 foi marcada por forte centralismo administrativo e político, tendo em vista a figura do Poder Moderador, constitucionalizado, e por unitarismo e absolutismo. Além das funções legislativa, executiva e judiciária, estabeleceu-se a função moderadora. Nesse sentido, o art. 10 da Constituição do Império de 1824: "Os Poderes Políticos reconhecidos pela Constituição do Império do Brasil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo, e o Poder Judicial".

     

    Alternativa “b": está incorreta. No que tange à declaração de direitos, a Constituição de 1891 estabelecia, em seu art. 72, § 12, que “Em qualquer assunto é livre a manifestação de pensamento pela imprensa ou pela tribuna, sem dependência de censura, respondendo cada um pelos abusos que cometer nos casos e pela forma que a lei determinar. Não é permitido o anonimato". Portanto, não há que se falar na existência de censura em espetáculos e diversões públicas.

     

    Alternativa “c": está correta. Conforme o próprio preâmbulo da Constituição de 1934: “

    Nós, os representantes do povo brasileiro, pondo a nossa confiança em Deus, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para organizar um regime democrático, que assegure à Nação a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico, decretamos e promulgamos a seguinte [...]".

     

    Alternativa “d": está correta. Conforme LENZA (2018), tendo o apoio dos Generais Góis Monteiro (Chefe do Estado-Maior do Exército) e Eurico Gaspar Dutra (Ministro da Guerra), bem como diante de uma nova decretação de “estado de guerra" pelo Congresso Nacional, em 10 de novembro de 1937 Getúlio Vargas dá o golpe ditatorial, centralizando o poder e fechando o Congresso Nacional. Era o início do que Vargas intitulou de “nascer da nova era", outorgando-se a Constituição de 1937, influenciada por ideais autoritários e fascistas, instalando a ditadura (“Estado Novo"), que só teria fim com a redemocratização pelo texto de 1945, e se declarando, em todo o País, o estado de emergência.

     

    Alternativa “e": está correta. Na mesma linha da Carta de 1937, a de 1967 concentrou, bruscamente, o poder no âmbito federal, esvaziando os Estados e Municípios e conferindo amplos poderes ao Presidente da República. Houve forte preocupação com a segurança nacional.

     

    Gabarito do professor: letra b.

     

    Referências:

     

    LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado® - 23a Edição. [s.l.]: SARAIVA EDITORA, 2018.  

  • quem elaborou a questão foi o Guilherme Boulos

  • Resposta B.

    Um erro da assertiva é permitir censura em casos na previsto naquela Carta Magna. Vejamos:"Art. 72. (...) § 12. Em qualquer assumpto é livre a manifestação de pensamento pela imprensa,  ou pela tribuna, sem dependencia de censura, respondendo cada um pelos abusos que  commetter, nos casos e pela fórma que a lei determinar. Não é permittido o anonymato."(sic)

    CF 1891. ➢ Constituição promulgada, inspirada na Constituição dos Estados Unidos. Liberal. ➢ Forma de Estado: Federativa. ➢ Forma de Governo: República. ➢ Regime de Governo: democrático. ➢ Sistema de Governo: Presidencialista ➢ Organização de Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. ➢ Direitos políticos: fim do voto censitário. Voto proibido para analfabetos, mulheres, mendigos, soldados e religiosos sujeitos à obediência eclesiástica. Voto aberto. ➢ Primeira a assegurar o habeas corpus. ➢ Controle de constitucionalidade: admitido o controle difuso com efeito inter partes. ➢ Elenca direitos fundamentais de 1ª geração.