SóProvas


ID
5100373
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Podemos considerar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) como instrumentos legais de planejamento orçamentário. Acerca desses instrumentos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    c) A LOA é o Orçamento Público propriamente dito, onde estão fixadas as receitas e estimadas as despesas públicas para determinado exercício financeiro. O erro dessa alternativa foi inverter os conceitos.

    LOA: RECEITAS são ESTIMADAS e DESPESAS são FIXADAS

  • Trata-se de uma questão sobre leis orçamentárias.

    Vamos analisar as alternativas.

    a) CORRETO. O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento das ações do governo de médio prazo (4 anos). Ele estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. Ele tem início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e termina no fim do primeiro ano do governo seguinte.


    b)  CORRETO. Realmente, a LDO serve como elo entre PPA e LOA, estabelecendo parâmetros para alocação de recursos no orçamento anual considerando diretrizes, objetivos e metas do PPA. Ela analisa as regras de longo prazo do PPA e coloca como norte para ser executado pela LOA no ano seguinte. É exatamente o que determina o art. 165, § 2º, da A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.   


    c)  ERRADO. Realmente, a LOA é o Orçamento Público propriamente dito, onde estão ESTIMADAS as receitas e FIAXADAS as despesas públicas para determinado exercício financeiro. Percebam que a alternativa trocou a ordem de “determinada" e “fixada". E essas expressões não são sinônimas. A receita pode ser prevista (estimada), mas é mais incerta. Por exemplo, pode ocorrer uma crise e frustrar a expectativa de receita.


    d)  CORRETO. Realmente, cada ente da Federação possui os seus próprios PPA, LDO e LOA. O próprio princípio da unidade ou da totalidade determina que cada ente deve ter somente um orçamento deve existir para determinado exercício financeiro para cada ente, contendo todas as receitas e despesas. 


    e)  CORRETO. Realmente, a Lei Orçamentária Anual é de iniciativa vinculada do chefe do Poder Executivo, sendo nela vedada a concessão ou utilização de créditos ilimitados. É o que determina o art. 167, VII, da CF/88:

    “Art. 167. São vedados: [...]
    VII - a concessão ou utilização de créditos ilimitados".


    GABARITO DA BANCA: ALTERNATIVA “C".