SóProvas


ID
5102458
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um paciente de 34 anos de idade passou por tratamento hemodialítico crônico por três anos e foi submetido ao transplante renal. Está em uso de imunossupressores. Altura = 1,70 m; peso = 64k g; PA = 140 mm/Hg x 85 mm/Hg. Os exames laboratoriais, após o primeiro mês de transplante, indicaram creatinina = 1,3 mg/dL; ureia = 53 mg/dL; colesterol = 199 mg/dL; triglicerídeos = 270 mg/dL. Seis meses após o transplante, apresentava peso = 70kg e PA = 160 mmHg x 90 mmHg. Os exames laboratoriais demonstraram albumina = 4,2 g/dL, glicemia = 205 mg/dL, creatinina = 1,1 mg/dL, colesterol = 285 mg/dL e triglicerídeos = 210 mg/dL. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 

É correto orientar, a esse paciente, dieta normocalórica e pobre em gordura total e saturada.

Alternativas
Comentários
  • Paciente eutrófico com alterações de triglicerídeos, colesterol , glicemia e pressão arterial. Acredito que seria indicado melhorar o perfil lipídico.

  • Concordo, normolipidica e com adequações da qualidade das mesmas.

  • Quando fala em “pobre em lipídios totais” entendo que está se referindo a uma dieta hipolipídica. Na hipertrigliceridemia elevada, a SBC recomenda um percentual de 30 a 35% do VET a partir de fontes lipídicas, com 10 a 20% de ácidos graxos monoinsaturados e 10 a 20% de poli-insaturadas. A gordura saturada deve ficar abaixo de 5%. O posicionamento da SBC do ano atual, recomenda seguir esse posicionamento com prioridade para a adoção de um padrão alimentar, como o Mediterrâneo, em detrimento de nutrientes específicos. Mesmo se direcionarmos a terapia através de outros indicadores alterados, não haveria recomendação para uma dieta pobre em lipídios. Seria ótimo que eles, já que utilizam esse tipo de linguagem em uma prova de nível superior para nutricionistas, especificassem o que é uma dieta “pobre em lipídios” ou, caso seja realmente uma dieta hipolipídica, como presumo, que cite o nome da avó dele, a qual, certamente ele usou como fonte referencial para elaboração da questão.
  • 25- 30kcal/kg/dia.