SóProvas


ID
5102539
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar visita domiciliar puerperal, o enfermeiro solicita o cartão de vacinas do recém-nascido de 7 dias de vida e constata peso ao nascer = 2.900 g. Observa que não foram administradas as doses de vacinas recomendadas ao nascer, e, quando solicitada a verificação da amamentação, realiza inspeção e palpação nas mamas da puérpera de 37 anos de idade, sendo constatado ingurgitamento mamário e também sucção débil.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Com relação à sucção débil, o enfermeiro deverá recomendar a amamentação com a mãe reclinada, de maneira que a criança possa ser colocada sobre o corpo da mãe, verticalmente, sem receber apoio (pressão) nas costas e na cabeça.

Alternativas
Comentários
  • Se houver resistência às tentativas de ser amamentado sem causa aparente, acalmar o bebê e a mãe, suspender o uso de bicos e chupetas e insistir nas mamadas por alguns minutos cada vez. Observar se o bebê sente dor quando posicionado para mamar.

    Alguns bebês nessa situação beneficiam-se se amamentados com a mãe reclinada, de maneira que a criança possa ser colocada sobre o corpo da mãe, verticalmente, sem receber apoio (pressão) nas costas e na cabeça

    Se o bebê não consegue pegar a aréola adequadamente ou não consegue manter a pega, observar se ele está bem posicionado, se abre bem a boca, se as mamas estão muito tensas, ingurgitadas, ou se os mamilos são invertidos ou muito planos. O manejo vai depender do problema detectado.

    FONTE: atencao_saude_recem_nascido_profissionais_v1 PAG:133