- 
                                I. A análise SWOT busca identificar exclusivamente os pontos fracos e os pontos fortes da organização. Identifica Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da organização. II. O planejamento tático tem um grau de detalhamento menor que o planejamento estratégico. Detalhamento MAIOR. III. O planejamento estratégico não é abrangente, pois estabelece apenas objetivos detalhados e metas diárias. Planejamento estratégico auxilia gestores a pensar no logo prazo.   gab. A 
- 
                                A questão versou sobre o tema planejamento e pediu o julgamentos dos três itens a seguir: I. ERRADO. "A análise SWOT busca identificar exclusivamente os pontos fracos e os pontos fortes da organização". A análise SWOT busca identificar os seguintes pontos: Variáveis internas (controláveis): - Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar.
- Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. 
 Variáveis externas (não controláveis): - Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle.
- Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. 
   Portanto, a palavra "exclusivamente" tornou a sentença incorreta pois ignorou os variáveis externas.     II. ERRADO. "O planejamento tático tem um grau de detalhamento menor que o planejamento estratégico". Os planejamentos em relação aos níveis organizacionais são os seguintes: - Planejamento estratégico: sistêmica, global, abrangente, de longo prazo e genérico.
- Planejamento tático: por unidades/setores/departamentos, médio prazo, setorial e médio risco.
- Planejamento operacional: específico por operação, curto prazo (dia a dia), específico e baixo risco.
   O planejamento estratégico é o mais genérico (menos detalhado) dos três. Logo, o planejamento tático possui um detalhamento maior que o planejamento estratégico.   III. ERRADO. "O planejamento estratégico não é abrangente, pois estabelece apenas objetivos detalhados e metas diárias". O planejamento estratégico é o mais genérico, porém é o mais abrangente dos três: suas decisões atingem toda a organização. A parte da assertiva que cita a explicação "pois estabelece (...)" está incorreta também pois tem relação com o planejamento operacional (planejamento de curto prazo) e não com o estratégico.   GABARITO: LETRA A 
- 
                                GAB A  I- MATRIZ SWOT faz parte do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e é utilizada na fase de Diagnóstico Institucional, visando identificar pontos fortes e fracos (análise interna) da organização, assim como oportunidades e ameaças (análise externa). Grande parte da literatura a define como uma etapa posterior a definição da Missão e Visão e anterior à definição dos Objetivos a serem alcançados. ANÁLISE INTERNA - FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
- FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.
 ANÁLISE EXTERNA - OPORTUNIDADES: são condições favoráveis que podem ser usadas para que a organização alavanque o seu desempenho.
- AMEAÇAS: são dificuldades que podem dificultar o desempenho da organização.
 II- Planejamento tático: é realizado pela gerência intermediária e consiste em um desdobramento do planejamento estratégico aplicado a cada departamento específico da organização, sendo conduzido pela gerência intermediária. Consiste na resposta à pergunta: quais as ações que o departamento/área deve ter para contribuir, no seu âmbito, à concretização daquilo que foi previsto no planejamento estratégico? Para acompanhar seu funcionamento existe o controle tático, que se relaciona a elementos de cada departamento. Em resumo: é voltado para o médio prazo; envolve cada departamento/área de maneira específica; é conduzido pelo nível intermediário; é voltado para a integração de atividades de cada área. III- Planejamento estratégico: é elaborado pelo nível institucional da organização (presidência/diretores), englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente. Aqui há uma preocupação com os objetivos de longo prazo e com as estratégias e ações que serão necessárias para alcançá-los. É realizado de cima para baixo na estrutura organizacional. Para acompanhar seu funcionamento existe o controle estratégico, que se relaciona a elementos da organização como um todo, no longo prazo, e considerando o ambiente externo. Em resumo, ele é projetado para o longo prazo; envolve a organização como um todo; é definido pela cúpula organizacional; é voltado para a eficácia e efetividade; é voltado para as relações com os clientes E deve ser monitorado com frequência. FONTE: MEUS RESUMOS OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)