-
planejamento enfoque nos objetivos e metas o que direciona a empresa em um único objetivo.
-
Fiquei um pouco em dúvida, pois definir parâmetros de controle é muito mais relacionada com a função controle.
-
marquei a opção "C" e errei. Mas a questão ao falar que declara e informa, acredito que a opção "E" faça mais sentido. Porque é uma forma de informar os parâmetros definidos pela organização. Acho que esse seria o caminho da justificativa.
-
Vantagens do planejamento: aumento do foco; aumento da flexibilidade; melhora na coordenação; melhora no controle; administração do tempo; dá um "norte" para a organização; maximização da eficiência; definição dos parâmetros de controle; funciona como fonte de motivação e comprometimento; aumenta o "autoconhecimento" organizacional; e reduz o impacto ambiental.
-
-
Como eu pensei: na hora que eu defino os objetivos, eu sei pra onde ir. Assim o controle (função de verificar se tudo está nos trilhos) terá uma orientação a seguir.
-
Segundo CHIAVENATO, planejamento ou planos=
- Recursos necessários
- Integração de objetivos
- Meios para um fim
- Permite o controle
-
Ok, ok. Não lembrei do Chiavenato, mas pensei: "Com qual finalidade os objetivos da empresa são declarados e informados aos membros da organização ?"
Se eu estipulo um objetivo para você significa que eu quero te controlar. Por exemplo, imagine que eu fosse o chefe de uma repartição e você o empregado. Eu te diria meu objetivo: analisar 10 processos hoje. Como eu estabeleci o objetivo você estará preso à ele. Desse modo, você não vai poder ficar perdendo tempo com outra coisa a não ser fazendo atividades que favoreçam a realização do objetivo traçado.
Gabarito: Letra D
-
Não entendi o porquê da letra C está errada. Pensei que o Planejamento poderia controlar a instabilidade de ambientes muito dinâmicos. Alguém pode me ajudar?
-
se vocês observarem a parte ''formal'' já mata a questão
-
GABARITO-D
Sobre o assunto:
“O controle consiste em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados” (CHIAVENATO, 2003, p.372).
-
ASSERTIVA LETRA D
Planejamento informal é o planejamento que se caracteriza por uma definição vaga de objetivos. Esse tipo de planejamento é adequado a organizações que operam em um ambiente estável. Em outras palavras, este tipo de planejamento é altamente mutável.
Planejamento formal é o planejamento formalizado sob a forma de documentos escritos.
Assim, analisando as alternativas, temos:
a) estimula a flexibilidade organizacional; PLANEJAMENTO INFORMAL.
b) controla a instabilidade de ambientes muito dinâmicos; PLANEJAMENTO INFORMAL.
c) estimula a criação de culturas participativas; PLANEJAMENTO INFORMAL.
d) define parâmetros de controle para a organização; PLANEJAMENTO FORMAL.
e) favorece a criatividade e a inovação. PLANEJAMENTO INFORMAL.
FONTE: TEC CONCNURSO PROF ADRIEL SÁ
-
Planejamento Formal está ligado a positivação das definições estratégicas da organização. Desse modo, entende -se por parâmetros.de controle
-
O controle confronta os parâmetros do planejamento com os parâmetros do processo
-
Vantagens do planejamento formal
· Da norte para organização
· Ajuda a focar os esforços
· define parâmetros de controle para a organização
· ajuda na motivação, no comprometimento e no auto conhecimento da organização.
-
VANTAGENS PLANEJAMENTO - Chiavenatto
• Melhora o FOCO da organização (convergência de esforços, objetivo único)
• Melhora o CONTROLE (definição de PARÂMETROS de controle e INDICADORES de desempenho)
• Melhora a gestão do TEMPO
• Promove o RUMO da organização
• + EFICIÊNCIA
• Gera MOTIVAÇÃO, comprometimento e aprendizado
Gabarito: D
-
Respondi "C" e errei, mas pelo visto essa questão tem duas respostas corretas "A" e "D".
Chiavenato (2015) lista alguns benefícios que são alcançados com a adoção do planejamento. É comum que as bancas extraiam desses benefícios algumas características para elaborar conceitos mais sofisticados de planejamento.
FLEXIBILIDADE: refere-se à maleabilidade e facilidade de sofrer adaptações. O planejamento não é um processo estático e acabado. Pelo contrário pode e deve ser flexível a ponto de ser revisto de acordo com as novas informações que surgem durante a execução.
Foco: A adoção do planejamento permite um aprimoramento do foco, ou seja, da convergência dos esforços. O foco pode orientar a organização para resultados, prioridades, vantagens ou mudanças.
Melhoria na coordenação: as unidades administrativas de uma organização tendem a perseguir objetivos próprios. O departamento de vendas quer preços menores, o departamento de marketing quer mais orçamento para as campanhas, o departamento de qualidade quer melhorar as especificações dos produtos. O planejamento fomenta a coordenação e busca criar sinergia ao direcionar todos os departamentos no mesmo sentido.
MELHORIA NO CONTROLE: O controle depende do estabelecimento de um critério de comparação. Nesse sentido, um resultado só pode ser bom ou ruim se comparado com o que se pretendia (o objetivo). Assim, o planejamento ao definir os objetivos também cria o critério para realização do controle. Caso, os resultados estejam abaixo do almejado devem ser adotadas medidas para ajustar o desempenho.
Administração do tempo: o planejamento permite que o administrador adeque as atividades da empresa ao tempo disponível sem se perder diante do bombardeio de informações e tarefas que surgem a cada dia. Diminui-se, dessa forma, a perda de tempo com atividades não essenciais e que tumultuam a atividade do administrador.
Fonte: Prof. Marcelo Soares Direção Concursos