SóProvas


ID
5104963
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Certa paciente de 78 anos de idade, com histórico de câncer gástrico, realizou gastrectomia parcial há 18 meses, além de tratamento quimioterápico. Atualmente, detectou-se metástase no fígado. Ela apresenta deterioração do estado nutricional e da capacidade funcional, encontra-se em estágio terminal e está sob cuidados paliativos. A paciente e a família dela relatam o desejo de manter as medidas de conforto no domicílio assim que for possível.

Quanto a esse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 

A administração de suplementação nutricional de forma enteral ou parenteral possui grau de evidência A para a reversão da caquexia refratária no câncer

Alternativas
Comentários
  • Segundo o consenso atual sobre caquexia do câncer, a caquexia pode ser dividida em três estágios: pré-caquexia, caquexia e caquexia refratária. Na pré-caquexia, aparecem sinais clínicos e metabólicos precoces, como anorexia e intolerância a glicose, que podem preceder a perda de peso involuntária menor que 5%. O risco de progressão depende de fatores como tipo e estágio do câncer, presença de inflamação sistêmica, baixa ingestão alimentar e ausência de resposta à terapia anticâncer. Pacientes que têm perda de peso maior que 5% em seis meses ou índice de massa corporal (IMC) menor que 20 kg/m2 ou sarcopenia com perda de peso maior que 2% são classificados com caquexia. Na caquexia refratária, a caquexia pode ser clinicamente refratária, como resultado de doença avançada ou ausência de resposta à terapia anticâncer, com expectativa de vida menor que três meses.

    Cupari 3 edição

  • Caquexia: Perda de peso nos últimos seis meses >5% com qualquer IMC; ou

    Perda de peso >2% com IMC <que 20 ou com a presença de sarcopenia.

    Caquexia refratária: Catabolismo acentuado;

    Depleção importante das reservas de gordura e massa muscular;

    Imunodepressão acentuada

    Quadro esse, irresponsivo aos tratamentos antineoplásicos e intervenções nutricionais.

    Sobrevida < 3 meses.

  • Na sua fase mais avançada, a caquexia refratária, existe a presença de um catabolismo acentuado, depleção importante das reservas de gordura e massa muscular e imunodepressão acentuada. O paciente nesta fase torna-se irresponsivo aos tratamentos antineoplásicos e intervenções nutricionais, apresentando baixa funcionalidade e sobrevida reduzida a menos de 3 meses (Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no paciente com câncer, 2019, p. 6)