SóProvas


ID
5105206
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Diversos mecanismos de controle da Administração pública são passíveis de serem utilizados, sejam eles internos ou externos à organização administrativa. Dentre as formas de exercício do controle interno da Administração, considerando o disposto na Lei n° 9.784/1999, 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1 O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

  • A questão aborda os mecanismos de controle da Administração Pública dispostos na Lei 9.784/99. Vamos analisar cada uma das assertivas: 

    Alternativa A: Correta. O art. 56, caput, da Lei 9.784/99 estabelece que "Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito". O parágrafo 1o do mesmo artigo permite que a administração reveja a decisão (juízo de reconsideração) – antes do encaminhamento do recurso. Ou seja, o próprio recurso permite que a Administração reveja internamente a decisão, ainda que não seja de ofício.

    Alternativa B: Errada. O pedido de reconsideração é a solicitação da parte dirigida à mesma autoridade que expediu o ato, para que o invalide ou o modifique nos termos da pretensão do requerente.

    Alternativa C: Errada. O recurso hierárquico não é necessariamente mais efetivo.

    Alternativa D: Errada. A revisão de ofício pode ocorrer nos atos administrativos discricionários e também nos atos vinculados.

    Alternativa E: Errada. Conforme previsto no art. 56, § 1o, da Lei 9.784/99, "O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior".

    Gabarito Comentado do Qconcursos

  • Os recursos hierárquicos, por seu turno, são todos aqueles pedidos que as partes dirigem à instância superior da própria Administração, propiciando o reexame do ato inferior sob todos os seus aspectos (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro . 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2007, p. 679.)

  • GABARITO -A

    Esquema:

    Recurso Em face de legalidade e de mérito.

    Regra: dirigido à autoridade que proferiu a decisão

    encaminhará à autoridade superior QUANDO NÃO FOR COMPETENTE

    O recurso independe de caução.

    tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

    Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

    Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias

    Bons estudos!

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 9.784 de 1999.

    - Lei nº 9.784 de 1999 – trata do processo administrativo no âmbito da Administração Federal Direta e Indireta, com o intuito de proteger os direitos dos administrativos e o cumprir as finalidades da Administração Pública.

    - Recurso administrativo: as decisões adotadas em processo administrativo podem ser objeto de recurso com relação a legalidade e ao mérito. O recurso deve ser dirigido à autoridade que proferiu a decisão.

    A) CERTA. Com base no artigo 56, da Lei nº 9.784 de 1999 de decisões administrativas cabe recurso, em virtude de razões de legalidade e de mérito – conveniência e oportunidade. Ato administrativo discricionário = administrador público decide por razões de conveniência e de oportunidade. Ato administrativo vinculado = o administrador público não pode realizar juízo de valor.

    B) ERRADA. O pedido de reconsideração não é submetido a autoridade superior e sim, a própria autoridade que proferiu a decisão.

    C) ERRADA. Nem sempre o recurso hierárquico é o mais efetivo.

    D) ERRADA. As decisões discricionárias e vinculadas podem ser revistas de ofício.

    E) ERRADA. O recurso será encaminhado a autoridade superior se a autoridade que proferiu a decisão ao rever não reconsiderar no prazo de cinco dias, nos termos do artigo 56, § 1º, da Lei nº 9.784 de 1999.

    Gabarito do Professor: A)