SóProvas


ID
5106232
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com as Relações Humanas, responda a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • São as relações humanas no trabalho que ditam o grau de motivação dos colaboradores, por exemplo. Quando há um clima organizacional que favorece e estimula boas relações humanas, as pessoas tendem a se manterem mais motivadas e envolvidas com os processos da organização empresarial. ( letra A)

    Mas, o que afeta negativamente as relações humanas no trabalho? Listei os fatores mais comuns de serem encontrados nas organizações empresariais:

    Falta de empatia - Muitas vezes, as pessoas acreditam que por ser o ambiente de trabalho um local para exercer funções e responsabilidades profissionais, é necessário ser frio e indiferente às questões ligadas aos colegas de trabalho. Diante de um problema ou de alguma dificuldade do colega, muitos tendem a permanecer distantes. A  é uma qualidade que está ausente em muitas organizações empresariais e isso faz com que haja desconfiança entre os colaboradores. Além disso, isso faz com que os trabalhos e atividades coletivas se tornem cada vez mais difíceis de serem executadas, já que os colaboradores envolvidos não conseguem criar sinergia entre eles. ( Letra c)

    Desrespeito - Este fator também é fruto da ausência de empatia no ambiente organizacional. Quando não há empatia, lidar com as diferenças de ideias e pensamentos dentro da empresa pode ser algo bastante complicado. Situações desrespeitosas causam diversos transtornos entre colaboradores de uma empresa. Comentários ofensivos e atitudes rudes são algumas das situações em que o desrespeito mostra a sua face. ( Letra D)

    Arbritariedade - No ambiente organizacional em que as relações humanas não são amigáveis é possível encontrar gestores que delegam funções e tarefas de maneira arbitrária. Muitos confundem a hierarquia com arbitrariedade e ao invés de ter colaboradores em sua equipe, gestores com essa postura tem funcionários desmotivados e totalmente descomprometidos com o sucesso da empresa. Além disso, a arbitrariedade praticada por gestores é um dos fatores que causam grandes índices de turnover nas empresas. ( Letra B)

    Excesso de competitividade - Há um ditado que fala “tudo em excesso faz mal”. Uma das coisas mais comuns em ambientes corporativos é a competitividade entre colaboradores, o que pode ser algo saudável para a descoberta e desenvolvimento de habilidades. Mas, nem toda hora é propícia para que a sua competitividade esteja presente. Em nome da competitividade, muitas vezes, os profissionais optam por deixar a gentileza e até a generosidade de lado.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre situações que envolvem as relações humanas. A alternativa a ser marcada deve ser uma que apresenta uma afirmação incorreta. Vamos lá,

    A - correta. Quando há um clima organizacional que favorece e estimula boas relações humanas, as pessoas tendem a se manterem mais motivadas e envolvidas com os processos da organização empresarial.

    B - correta. No ambiente organizacional em que as relações humanas não são amigáveis é possível encontrar gestores que delegam funções e tarefas de maneira arbitrária.

    C - incorreta. A falta de empatia é uma qualidade que está presente em muitas organizações empresariais e isso faz com que haja desconfiança entre os colaboradores.

    D - correta. Comentários ofensivos e atitudes rudes são algumas das situações em que o desrespeito mostra a sua face.

    As situações narradas nas alternativas A, B e D são desejáveis pelas organizações, independente do seu ramo de atividade. Por outro lado, o que a alternativa C trouxe não condiz com a realidade. A falta de empatia está presente em muitas organizações e é isso que acaba contribuindo para um clima de desconfiança entre os colaboradores. O desejável é que as pessoas que atuam no desempenho das suas funções possam desenvolver a habilidade de tentar se colocar no lugar dos seus colegas, especialmente em situações que exigem maior envolvimento emocional. Fazer isso contribuirá para um ambiente de companheirismo, de confiança, o que pode fazer com que as equipes de trabalho possam obter melhores resultados no desempenho de suas atividades.

    Após verificarmos as alternativas, concluímos que a letra "C" nos apresenta a afirmativa incorreta, e por isso, ela é o nosso gabarito.

    GABARITO: C

  • Gabarito C (incorreta)

    A falta de empatia é uma qualidade que está ausente em muitas organizações empresariais e isso faz com que haja desconfiança entre os colaboradores.

    O erro na alternativa C é falar que a falta de empatia é uma qualidade, o que na verdade não é. O que é uma qualidade é a empatia, não a falta dela.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • a EMPATIA é qualidade, já a falta dela não. A Banca se utilizou de jogo de palavras bem inteligente. Gostei