SóProvas


ID
5106985
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Um modelo científico é uma representação da natureza, uma imagem construída, que permite a compreensão de alguns fenômenos. Quando adequado, permite previsões acerca dos fenômenos estudados e torna possível a melhor compreensão da natureza. Por outro lado, quando um modelo não é capaz de explicar adequadamente determinados fenômenos, sua reformulação torna-se necessária.”


LISBOA, J. C.F. (org). Ser Protagonista. Química. 1ª edição. 2010.


O modelo atômico proposto por Rutherford foi capaz de explicar novas concepções do átomo, porém sua teoria não explica uma questão fundamental.


Qual ponto fundamental NÃO é definido por Rutherford? 

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está relacionada aos conceitos dos modelos atômicos, especificamente ao modelo proposto por Rutherford.


    Ernest Rutherford realizou alguns experimentos e estabeleceu, de acordo com seus resultados, que o átomo não era uma esfera maciça. De acordo com esse cientista, o átomo possui um núcleo denso e positivo (onde estão os prótons) e uma eletrosfera, onde se localizam os elétrons, se movendo ao redor do núcleo. Para Rutherford, entre o núcleo e a eletrosfera haveria espaços vazios. 


    Com base nesse modelo atômico, analisemos qual ponto fundamental não é definido por Rutherford:


    A) Incorreta. Conforme descrito no texto acima, Rutherford estabeleceu que o núcleo é positivamente carregado.


    B) Incorreta. De acordo com Rutherford, os elétrons estavam localizados em órbitas circulares ao redor do núcleo, de forma similar aos planetas em torno do sol.


    C) Correta. Rutherford não explicou como os elétrons, sendo negativos, giravam em torno do núcleo (positivo). De acordo com seu modelo, os elétrons, partículas carregadas, se moveriam em uma trajetória circular e perderiam energia, colidindo com o núcleo, o que não acontece.


    D) Incorreta. No experimento da lâmina de ouro, Rutherford emitiu partículas alfa sobre a lâmina de ouro. A maioria das partículas alfa (positivas) atravessou a lâmina, enquanto que algumas sofreram desvios e outras foram repelidas ao se chocarem com uma estrutura densa. Assim, ele estabeleceu que havia uma região densa, pequena e positiva no centro, o núcleo. Dessa forma, comparando o número de partículas que atravessou a lâmina com as que foram rebatidas, foi estimado que o núcleo é de 10.000 a 100.000 vezes menor que o tamanho total do átomo.


    E) Incorreta. No experimento da lâmina de ouro, Rutherford explicou que algumas partículas eram desviadas ao se chocarem com o núcleo, pois passavam muito perto do núcleo do ouro (positivo), o que gerava repulsão.



    Gabarito da Professora: Letra C.

  • Bem... de acordo com o modelo de Rutherford, os elétrons giram em torno do núcleo em um caminho circular. Mas os elétrons em movimento circular sofreriam aceleração, e a aceleração causa radiação de energia por partículas carregadas. Isso significa dizer que os elétrons iriam perder energia cinética e colapsar com o núcleo(cair no núcleo). E isso aponta para a instabilidade do átomo. "Algo de errado não estava certo" pois os átomos são estáveis. Consequentemente, Rutherford falhou em dar uma explicação por causa disso.

    GAB: B

  • Modelo Atômico de Rutherford (1911)

    • Pioneiro no estudo da radioatividade => experimento com lâmina de ouro.

    Observações:

    • A maioria das partículas alfa atravessou a lâmina sem sofrer qualquer desvio.
    • Poucas partículas alfa foram desviadas na direção contrária.
    • Algumas partículas sofreram desvios.
  • Rutheford propôs:

    ✔ Existia no átomo um núcleo muito pequeno, porém denso;

    ✔ Cargas positivas estavam no núcleo;

    ✔ Existia um espaço entre as cargas positivas e as negativas: a eletrosfera;

    ✔ As cargas negativas ficavam na eletrosfera;

    = Elétrons estavam em órbita ao redor do núcleo (Incorreto, depois Bohr explicou)