SóProvas


ID
5107384
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma metáfora é um recurso que tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o a aceitar uma ideia imposta pelo texto. É bastante presente em manifestos e cartas abertas. Quando também mostra fatos para embasar (justificar) a argumentação, se torna um elemento argumentativo.


II. Costuma-se nomear o mecanismo coesivo referencial de catafórico (ou catáfora) ou anafórico (ou anáfora), conforme o posicionamento que ele ocupa em relação ao referente. Se surgir antes do referente, será catafórico. Se surgir depois, retomando-o, será anafórico.


III. A analogia é utilizada em um texto sempre que se deseja expressar ideias, valores e crenças com o objetivo específico de propor a reflexão ou o debate de ideias. Essa figura de linguagem é denotativa e utilizada apenas em textos formais ou de caráter técnico.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • III. A analogia é utilizada em um texto sempre que se deseja expressar ideias, valores e crenças com o objetivo específico de propor a reflexão ou o debate de ideias. Essa figura de linguagem é denotativa e utilizada apenas em textos formais ou de caráter técnico.

  • analogia é apenas utilizada em textos formais ou de caráter técnico?

  • Somente a II está correta.

    Catáfora - faz menção a algo que ainda será mencionado no texto, ou seja, aparece antes do referente.

    Anáfora - faz menção a algo que já foi citado no texto, ou seja, aparece depois do referenciado.

    Bons estudos.

  • ANÁFORA - vem DEPOIS do referencial.

    CATÁFORA - vem APÓS o referencial.

    #Rumoàvitória

  • Um anafórico faz uma referência a um termo antecedente, retomando um termo anteriormente usado no discurso. Pedro caiu no recreio. Ouvi-o chorar muito. O pronome oblíquo o é um pronome anafórico porque faz referência ao termo Pedro, anteriormente apresentado.

    Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.