-
Conforme Ranganathan (2009, p. 237):
A Quarta Lei recomenda que o mundo das bibliotecas concilie as diferenças dos códigos de catalogação de diferentes países de modo a abrir caminho para a catalogação cooperativa internacional.
Gab. Certo
-
A questão aborda a temática da catalogação cooperativa.
“Poupe o tempo do leitor" é a quarta lei da Biblioteconomia de Ranganathan e está diretamente ligada aos procedimentos técnicos de uma biblioteca. Esta lei aborda como os procedimentos técnicos como a classificação, a indexação e a catalogação são meios para garantir a recuperação da informação por parte do usuário de maneira mais fácil e rápida.
A catalogação cooperativa internacional promove a padronização dos registros catalográficos e o compartilhamento de registros entre bibliotecas, o que permite acelerar o processo de catalogação, o que, por sua vez, aumenta a capacidade de acesso à informação por parte dos usuários. A conciliação de códigos de catalogação é pauta da catalogação cooperativa internacional e pode ser interpretada como uma iniciativa que promove a quarta lei de Ranganathan.
Gabarito do Professor: CERTO .
-
O que isso tem a ver com poupar o tempo do leitor? Alguém poderia responder?
-
A quarta lei pode ser entendida para o bibliotecário tbm, a catalogação cooperativa poupa nosso tempo. rs
-
Ao invés de o leitor precisar buscar em várias bases, a catalogação cooperativa facilita a busca, indicando onde encontrar o material procurado, poupando o tempo do leitor.