Conforme Sales & Café (2009, p. 103):
As ontologias são aparatos desenvolvidos pela engenharia computacional, e consistem em especificações formais que visam descrever estruturas conceituais de domínios específicos.
Gab. C
SALES, Rodrigo de; CAFÉ, Lígia. Diferenças entre tesauros e ontologias. Perspectivas em Ciência da informação, v. 14, n. 1, p. 99-116, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000100008#:~:text=2%20Um%20tesauro%20%C3%A9%20um,de%20relacionamento%20padronizados%20empregados%20reciprocamente
A É uma linguagem documentária (tesauro) caracterizada pela especificidade e pela complexidade existente no relacionamento entre os termos que comunicam o conhecimento especializado.
B São vocabulários controlados formados por termos (descritores) semanticamente relacionados,(tesauro) e atuam como instrumentos de controle terminológico. Podem estar estruturados hierarquicamente (gênero espécie e todo parte) e associativamente (aproximação semântica), e, são utilizados principalmente para indexar e recuperar informações por meio de seu conteúdo.
C São aparatos desenvolvidos pela engenharia computacional, consistem em especificações formais que visam descrever estruturas conceituais de domínios específicos.
D É um vocabulário controlado (tesauro) organizado em uma ordem preestabelecida e estruturado de modo que os relacionamentos de equivalência, de homografia, de hierarquia, e de associação entre termos sejam indicados claramente e identificados por indicadores de relacionamento padronizados empregados reciprocamente.
E As finalidades primordiais de um tesauro são: facilitar a recuperação dos documentos e alcançar a consistência na indexação dos documentos escritos ou registrados de outra forma e outros tipos, principalmente para sistemas de armazenamento e de recuperação de informação pós-coordenados.(tesauro)