SóProvas


ID
5110471
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As linguagens documentárias visam à organização e à disseminação de conteúdos informacionais de sistemas de informação, tais como as bibliotecas universitárias, que exigem melhor controle da terminologia para um desempenho adequado da recuperação e filtragem de informações. Segundo a norma técnica Ansi/Niso Z39.19-2005 (2005) o controle do vocabulário é usado para:

I. Otimizar o armazenamento de informação e dos sistemas de recuperação, de navegação eletrônica e/ou em outros ambientes aos que procuram identificar e encontrar o assunto desejado por meio da descrição apende assunto usando uma determinada língua.
II. Tem como finalidade preliminar do controle do vocabulário é conseguir a consistência na representação da informação e facilitar a sua recuperação.
III. Identifica possíveis ajustes que devem ser realizados no texto oficial, promovendo a avaliação do uso da linguagem documentária, além de nortear a necessidade do processo de compatibilidade.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Impressão minha ou essa questão está super mal formulada?

  • Também achei, Camila.
  • Conforme Boccato (2009, p. 121-122):

    Segundo a norma técnica Ansi/Niso Z39.19-2005 (2005), o controle do vocabulário é usado para otimizar o armazenamento de informação e dos sistemas de recuperação, de navegação eletrônica e/ou em outros ambientes aos que procuram identificar e encontrar o assunto desejado por meio da descrição de assunto usando uma determinada língua. A finalidade preliminar do controle do vocabulário é conseguir a consistência na representação da informação e facilitar a sua recuperação. 

    Gab. A

    BOCCATO, Vera Regina Casari. A linguagem documentária vista pelo conteúdo, forma e uso na perspectiva de catalogadores e usuários. In. FUJITA, Mariângela Spotti Lopes.(Org.). et al. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. cap. 6, p. 119-136. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/109109